Dgshfgeg

501 palavras 3 páginas
Em uma negociação existem fatores chave para alcançar o sucesso e para obter um acordo que favoreça a todos os envolvidos.
Um bom negociador deve ser empático, ou seja, se colocar no lugar do outro, procurando obter uma relação ganha-ganha. Não pensar somente em si mesmo, em suas realizações, mas também no outro. Desse modo ficará mais fácil de obter sucesso em negociações futuras.
Saber falar, fazer muitas perguntas, não ficar com dúvidas, falar somente o necessário, pensar no que vai falar e ouvir atentamente, não interromper o outro quando ele estiver falando. Não se pode ter problemas com a comunicação para que se possa atingir um acordo satisfatório onde serão envolvidas diferentes idéias. Deve também respeitar a opinião do outro e aprender a dizer não quando a oferta não estiver de acordo com suas necessidades. Outro ponto importante é saber ouvir, mostrar interesse e isso é difícil para algumas pessoas. Geralmente elas estão habituadas a falar e falar e não se preocupam em escutar a opinião do outro. Esse é um fator que deve ser melhorado.
É preciso saber fazer bom uso do poder, da informação e do tempo. Não se pode usar o poder para manipular ou dominar a outra pessoa. Se usado corretamente essa variável poderá conseguir do outro o que deseja.
Estar bem informado também é outro fator muito importante. Os negociadores devem saber realmente o que querem e ter em mente quais são seus objetivos para não se desviarem deles. Com o grande avanço da globalização, com as mudanças que vem acontecendo cada vez mais rápidas, é necessário ficar bem informado. Quem tem mais informação tem maiores chances de tomar decisões corretas.
O tempo deve ser controlado. Não se pode fazer algo rápido demais, para que a negociação se conclua logo e nem demorado demais, é preciso ter um limite.
O planejamento também é importante, o negociador deve estar preparado pra tudo, pois uma boa preparação gera um bom resultado. Muitos não dão importância a essa parte, acabam deixando

Relacionados