dfsdg

2387 palavras 10 páginas
ELETROQUÍMICA

Curso: Engenharia
Disciplina: Química Geral
Elaborado por: Prof. Msc. Jeferson S. Santana

Histórico
A primeira pilha foi inventada por Alessandro Volta, em
1800. Volta montou uma pilha com pares de discos de zinco e prata, separados por discos de papel embebidos em água salgada. Com uma pilha suficientemente alta, pôde perceber um choque elétrico fraco quando tocava as duas extremidades da pilha. Depois mostrou que com quaisquer dois metais diferentes era possível montar o dispositivo que hoje se denomina pilha voltaica (ou apenas pilha).

Fonte: e

Histórico
Uma pilha que se tornou popular durante o século XIX foi a construída em 1836 pelo químico inglês John Frederick Daniell.
Zn(s) + Cu2+(aq) → Zn2+(aq) + Cu(s)

Fonte: e

Reações Eletródicas
Uma pilha voltaica aproveita-se da reação espontânea de oxirredução como fonte de energia, é construída de modo a separar fisicamente a reação em duas reações eletródicas, uma delas envolvendo a oxidação, e a outra a redução: os elétrons libertados no eletrodo onde há oxidação passam pelo circuito externo para o eletrodo onde há redução.
Zn → Zn2+ + 2eAg+ + e- → Ag

Montagem de pilhas voltaicas
Uma pilha voltaica tem sempre dois eletrodos (meias-pilhas) ligados eletricamente. Cada eletrodo é uma parte da pilha eletroquímica onde ocorre uma meia reação (reação eletródica). Uma meiapilha simples pode ser uma tira metálica mergulhada numa solução de íons do próprio metal.
Numa pilha voltaica os dois eletrodos estão ligados de um modo que os elétrons podem passar do metal de um deles para o metal do outro, através de um circuito externo, e, simultaneamente, íons passam da solução de um dos eletrodos para a solução do outro, através do contato interno entre ambas. • As duas meias-pilhas (eletrodos) devem estar em contato elétrico, internamente, para que seja possível o fluxo de íons entre elas. A medida que os íons zinco são produzidos, a solução de íons

Relacionados

  • dfsdg
    1759 palavras | 8 páginas