Nanotecnologia Aplicadas a Fármacos Antimalariais

1660 palavras 7 páginas
Características Clínicas e Epidemiológicas  Descrição: Doença infecciosa febril aguda, cujos agentes etiológicos são protozoários transmitidos por vetores do gênero Plasmodium. Os parasitas da malária são transmitidos por mosquitos fêmeas do gênero Anofeles, multiplicam-se dentro das células sanguíneas vermelha.
Possui importância epidemiológica pela sua elevada incidência na região amazônica e potencial gravidade clinica. Causam consideráveis perdas sociais econômicas na população sob risco, principalmente aquela que vive em condições precárias de habitação e saneamento.
 Sinonímia: Paludismo, impaludismo, febre palustre, febre intermitente, febre terçã benigna, febre terçã maligna, além de nomes populares, como maleita, sezão, tremedeira, batedeira ou febre.  Agente etiológico: No Brasil Possui três espécies do Plasmodium que causam a Malária: P. malariae, P. vivax e P. falciparum.  Reservatório: O homem é o único reservatório importante.  Modo de transmissão: Através da picada da fêmea do mosquito Anopheles, infectada pelo plasmodium. Os esporozoítos, formas infectantes do parasito, são inoculados no homem sadio através da saliva da fêmea anofelina infectante. Esses mosquitos, ao se alimentarem em indivíduos infectados, ingerem as formas sexuadas do parasito - gametócitos - que se reproduzem no interior do hospedeiro invertebrado, durante 8 a 35 dias, eliminando esporozoítos, durante a picada. O vetor tem hábitos alimentares nos horários crepusculares, entardecer e amanhecer, todavia, em algumas regiões da Amazônia, apresentam-se com hábitos noturnos, picando durante todas as horas da noite. Não há transmissão direta da doença de pessoa a pessoa. Raramente podem ocorrer transmissões, através transfusão de sangue infectado, uso compartilhado de seringas e, mais raro ainda, por via congênita.  Período de incubação: Varia de acordo com a espécie de plasmódio: P. falciparum, de 8 a 12 dias; P.

Relacionados

  • Artigo Nanotecnologia
    7173 palavras | 29 páginas
  • miolo
    180299 palavras | 722 páginas