Dfewer

525 palavras 3 páginas
ORGANIZAÇÕES E ADMINISTRAÇÃO

Uma organização é um sistema de recursos que procura realizar algum tipo de objetivo, capaz de atender as necessidades do cliente.
Para tanto conta com os seguintes componentes: RECURSOS (humanos, materiais, financeiros, informação, etc) e PROCESSOS INTERNOS (compra, venda, remuneração, etc.).
Pode-se dizer também que uma organização é um conjunto de cargos funcionais e hierárquicos a cujas prescrições e normas de comportamento todos os seus membros devem se sujeitar (racionalismo). A racionalidade da estrutura organizacional define três tipos de organização, a saber: a organização linear, a organização funcional e a organização linha staff. a) LINEAR: é a mais antiga e tem sua origem nos antigos exércitos e nas organizações eclesiais. Tem como princípio básico a autoridade linear, onde existem linhas diretas e únicas de autoridade e responsabilidade entre superiores e subordinados (forma piramidal). Preza pela centralização das decisões e do poder, ou seja, existe uma autoridade máxima que centraliza todas as decisões e o controle da organização. b) FUNCIONAL: é o tipo de organização que aplica o princípio da especialização das funções, onde cada especialista supervisiona e orienta os funcionários apenas nos assuntos de sua especialidade. É interessante, pois permite a melhor supervisão técnica possível, já que todos se reportam somente aos experts. Mas é um tipo de organização que leva a tensão e conflitos internos. c) LINHA STAFF: é resultado da combinação das anteriores, combinado as vantagens de ambas. Nela coexistem órgãos de linha (execução) e de assessoria (apoio e consultoria) mantendo relações entre si. Os de linha caracterizam-se pela autoridade linear e pelo princípio escalar, enquanto os de staff prestam assessoria e serviços especializados.
As pessoas que administram qualquer conjunto de recursos são administradores, gerentes ou gestores. Quase todas as pessoas, independentemente da posição que ocupam,

Relacionados