determinação de cloro em amostras de Nacl por gavimetria

1170 palavras 5 páginas
1. INTRODUÇÃO

Em uma analise gravimétrica utiliza-se uma serie de operações para se determinar a quantidade de constituinte de uma amostra, tanto por pesagem direta do elemento puro, quanto por um de seus derivados cuja composição é conhecida e bem definida, o principal processo desse tipo de analise é a pesagem dos compostos a serem determinados, assim a massa do produto é usada para determinar a massa do analito (parte de interesse da amostra) na amostra inicial (VOGEL, 2002).
De acordo com Moura 2010 o método analítico em que o constituinte desejado é separado da amostra em uma forma pura, com composição química bem definida, que é então pesado. Também pode ser realizada através da perda de peso que ocorre pela evaporação ou volatilização do composto separado dos interferentes.
Vogel (2002) ainda relata que, as principais vantagens da analise gravimétrica constituem-se em operações unitárias de fácil execução e utilizam-se equipamentos simples; entretanto as desvantagens são: tempo muito longo para sua execução e sujeito a uma serie de erros acumulativos. No procedimento de uma analise gravimétrica devem-se observar etapas sucessivas que compõe esse tipo de analise, a saber: preparo da amostra, preparo da solução, ataque da amostra, precipitação e digestão, filtração, lavagem, calcinação ou secagem, pesagem, cálculos. Ao se iniciar uma analise é necessário que o elemento desejado esteja em solução, através de um tratamento químico escolhido de acordo com a natureza da amostra a ser realizada. Na precipitação, o elemento a ser dosado é separado da solução através da formação de um precipitado conveniente escolhido em cada caso e a digestão é o tempo em que o precipitado após ter sido formado, permanece em contato com o meio de precipitação (água-mãe) (BACCAN, 2001).
Desta maneira na filtração é feito o processo de separação do precipitado do meio em que se processou sua formação. Após, deve-se submeter o precipitado a um processo de lavagem, através do

Relacionados