Determinação da granuilometria

1138 palavras 5 páginas
DETERMINAÇÃO DA COMPOSIÇÃO GRANULOMÉTRICA

DETERMINAÇÃO DA COMPOSIÇÃO GRANULOMÉTRICA

Sumário

1 OBJETIVO 4
2 INTRODUÇÃO TEÓRICA 4
3 MATERIAIS 5
4 DESCRIÇÃO DO EXPERIMENTO 7
4.1 RESULTADOS OBTIDOS 8
5 CONCLUSÃO 11
6 REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12

1 OBJETIVO

 Determinação da composição granulométrica do agregado areia;

2 INTRODUÇÃO TEÓRICA

A areia é um dos agregados utilizados em construção civil, classificada como agregado miúdo de origem natural derivado da desagregação de rochas. Segundo Oliveira e Brito (1998:331)

“Os agregados são materiais granulares, sem forma e volumes definidos, de dimensões e propriedades adequadas para uso em obras de engenharia civil. Podem ser classificados levando-se em conta a origem, a densidade e o tamanho dos fragmentos.”

A aula prática para a análise da granulometria com o agregado areia tem o propósito de classificar de acordo com faixas pré-fixadas pela ABNT NBR 6502/95 para o diâmetro entre 0,06 e 2,00 mm o percentual em peso que cada faixa possui em relação ao total da amostra em análise. Oliveira e Brito (1998:335)

“A análise granulométrica, executada através do peneiramento em malhas de aberturas padronizadas, propicia obter a distribuição do tamanho das partículas. Com base nessa distribuição, podem ser avaliados os tipos de aplicação dos agregados, pois para cada tipo de uso, é requerida uma determinada distribuição dimensional. Nos agregados miúdos, a análise granulométrica serve também para separar os grãos, por frações, para serem identificados mineralogicamente.”

Conforme citado acima, o peneiramento é realizado em diferentes dimensões de abertura de malha padronizada, executado sucessivamente em ordem crescente de abertura. O procedimento realizado para a determinação da granulometria é regido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) pela norma NBR7217. Conforme a norma NBR7217

Relacionados