DETERMINAÇÃO DA CONSTANTE DE DISSOCIAÇÃO DE INDICADORES POR ESPECTROFOTOMETRIA

1513 palavras 7 páginas
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE FLORIANÓPOLIS – SC
CENTRO DE CIÊNCIAS FÍSICAS E MATEMÁTICAS - CFM
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
QMC 5416 – Físico-química Experimental A

Experiência Nº01: DETERMINAÇÃO DA CONSTANTE DE DISSOCIAÇÃO DE INDICADORES POR ESPECTROFOTOMETRIA

Florianópolis
Setembro de 2014
RESUMO

Este experimento foi realizado para determinar a constante de dissociação do indicador vermelho de metila por espectrometria UV-VIS, tomando como referência o comprimento de onda de 400 nm a 600 nm medindo a absorbância nesta região em soluções com valores variados de pH, pode-se relacionar a concentração do indicador protonado e desprotonado.

INTRODUÇÃO

Indicadores visuais são substâncias capazes de mudar de cor dependendo das características físico-químicas da solução na qual estão contidos, em função de diversos fatores, tais como pH, potencial elétrico, complexação com íons metálicos e adsorção em sólidos. Os indicadores mudam de cor em função do pH que se ioniza na forma: ácido-base.

H+ + (Cor A) (Cor B) (1)

A constante de ionização (K) do indicador é dada por:
 (2) ou
 (3)

Segundo o princípio de Le Chatelier-Braun, pode-se concluir que, se o indicador se encontra em soluções de pH abaixo do pKIn, sua cor será a da forma não ionizada HIn (Cor A) e se acima do pKIn, será da forma ionizada In−(Cor B). Isto quer dizer que fazendo-se várias soluções de concentração conhecida a diferentes pH tem-se uma escala de cores que vai da cor A até a cor B. Assim tendo-se soluções de pH conhecido será possível conhecer suas cores.
Para um equilíbrio ácido-base do tipo representado na Equação 1, a relação entre as concentrações das espécies para cada valor de pH varia de acordo com a expressão de Henderson-Hasselbalch (Equação 3).
De

Relacionados