DETERMINAÇÃO DA CONSISTENCIA DA ARGAMASSA DE CIMENTO PORTLAND NA ADIÇÃO DE ADITIVO PLASTIFICANTE

367 palavras 2 páginas
DETERMINAÇÃO DA CONSISTENCIA DA ARGAMASSA DE CIMENTO PORTLAND NA ADIÇÃO DE ADITIVO PLASTIFICANTE

A argamassa é uma combinação homogênea de pequenos produtos, aglomerantes inorgânicos e água, podendo conter ou não aditivos ou adições. Possuindo propriedades de aderência e endurecimento, capaz de ser dosada em obra ou em instalação própria (argamassa industrializada).

1. Observando o teste com as argamassas, descreva as alterações encontradas.
Quando comparamos as duas amostras se pode perceber que uma exibe características diferentes da outra. A que possui aditivo plastificante é fluida, maleável e lisa. Enquanto a convencional é rústica e se comparada a argamassa aditivada possui baixa maleabilidade.
2. Qual a diferença de cada tipo de aditivo?
Cada aditivo possui uma característica ou mais a serem incrementadas na argamassa. O que irá distinguir um do outro será apenas a necessidade de aplicação do aglomerado. Essas características podem variar as mais comuns até as mais específicas, como: resistência, maleabilidade, fluidez, resiliência, entre outras.
3. Qual a composição química de cada aditivo?
Os aditivos deveram possuir composição química não tóxica que possibilitem, após a adição de água, a formação de uma pasta viscosa, plástica e aderente.
4. Qual a aplicação dos aditivos na construção civil?
A construção civil utiliza de aditivos químicos com varias finalidades podendo ser para aumentar a resistência e evitar infiltrações e garantir a vida útil. Com a utilização dos aditivos é possível empregar de forma a obter características especiais de acordo com a necessidade. Como exemplos de algumas aplicações que melhoram a qualidade do concreto nos aspectos de trabalhabilidade, resistência, capacidade, durabilidade, bombeamento, fluidez. Assim como podem diminuir a permeabilidade, retração, calor de hidratação, tempo de pega (acelerando ou retardando), absorção de água. Além da aceleração do processo de cura do aglomerado. Para manusear esses

Relacionados