Determinação da formula de um hidrato

Páginas: 4 (867 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
1. Introdução
Muitos compostos utilizados diariamente são os sais. A função inorgânica sal pode ser definida como: substâncias iônicas que possuem pelo menos um cátion diferente de  e um âniondiferente de . Em solução aquosa, sofrem dissociação, liberando pelo menos um cátion diferente de  e um anion diferente de ·
Um sal pode ser obtido pela reação química entre um ácido e uma base ou pelodeslocamento do hidrogênio de um ácido por um metal. Como sólido, os seus íons adotam normalmente um arranjo regular formando cristais. Alguns sais são apenas estáveis como hidratos (quando combinadoscom a água).
Alguns sais durante o seu processo de formação incorporam moléculas de água na sua estrutura cristalina. Estes sais designam-se por sais hidratados e às moléculas de água na suaestrutura chamam-se água de cristalização. Na escrita da fórmula química as moléculas de hidratação indicam-se com um ponto, seguido pelo número de moléculas de água, por exemplo: CuSO4.nH2O, onde n é umnumero inteiro positivo. Alguns exemplos de hidratos são o sal de Glauber (Sulfato de sódio decahidratado – Na2SO3.10H2O), o Boráx (tetraborato de sódio, decahidratado – Na2B4O7.10H2O), o azul de vitriolo(Sulfato de Cobre, pentahidratado – CuSO4.5H2O, entre outros.
Os sais hidratados se decompõem o quente com a liberação de água, dessa forma é possível calcular o teor de água de cristalização docomposto.




2. Objetivo
2.1. Objetivo Geral
Determinar a fórmula empírica do sal hidratado (hidrato).
2.2. Objetivo Específico
Determinar o número de mols de moléculas de água presente em ummol de hidrato e escrever a fórmula empírica do sal hidratado.






















3. Materiais e procedimentos
3.1. Materiais
Água destilada;
Bico de bunsen;
Balançasemi-analitica;
Cristais de hidrato CuSO4.nH2O;
Cadinho;
Pinça metálica;
Tripé;
Tela de amianto;
Vidro relógio.
3.2. Procedimentos
Aqueceu-se o cadinho limpo e seco por cinco minutos, sobre um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • formula de um hidrato
  • formula de um hidrato
  • a formula de um hidrato
  • formula de um hidrato
  • relatorio quimica formula de um hidrato
  • RELATORIO QUIMICA
  • Determinacao de Formulas
  • Pratica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!