DESTILAÇÃO POR ARRASTE DE VAPOR: EXTRAÇÃO DO ÓLEO DE CRAVO

Páginas: 4 (890 palavras) Publicado: 5 de fevereiro de 2014
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ










DESTILAÇÃO POR ARRASTE DE VAPOR: EXTRAÇÃO DO ÓLEO DE CRAVO












LONDRINA
2013

Introdução
O cravo-da-índia éuma especiaria muito conhecida e é utilizada principalmente nos alimentos como doces, biscoitos e bolos, mas também é utilizado na indústria de medicamentos. Seu nome científico é SyzygiumAromaticum,mas também é comumente conhecido por: cravoária, rosa-da-índia, craveiro-de-cabecinha ou ainda de cravinho-de-túnis.
É originária de uma árvore nativa do Brasil, Madagascar, Ceilão e Panang. No Brasilé encontrada na Bahia nas cidades de Valença, Ituberá, Taperoá e Nilo Peçanha onde é comercializada na forma de botão floral do craveiro-da-índia ou cravo-da-índia.
O cravo possui diversaspropriedades tais como: antioxidante, antibacteriano, anestésico, antisséptico, alopático e repelente, por isso ele possui uma diversidade de aplicações como, por exemplo, na conservação de alimentos.
Assimcomo em outros, pode-se extrair óleo essencial do cravo-da-índia. Óleos essenciais são compostos voláteis produzidos pelas plantas para a sua sobrevivência podendo ser encontrado nas flores, cascas defrutos, folhas e pequenos grãos, raiz, cascas de árvores, resinas da casca e sementes. Sua aplicação é bastante variada sendo utilizados na indústria de perfumaria, medicamentos, aromatizantes,inseticida e ainda como conservante para alimentos.
Para a obtenção do óleo essencial presente no cravo-da-índia é comumente utilizado a destilação por araste de vapor, que nada mais é do que a destilaçãode misturas imiscíveis de compostos orgânicos com água. Este tipo de técnica de extração baseia-se na destilação com arraste à vapor sob baixa pressão. Ao ser extraído, a água vaporizada e óleo,condensam-se em condensador resfriado com água e a mistura é separada com funil de decantação, pois o líquido extraído é uma mistura de composto polar e apolar, constituindo assim uma mistura de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Extração por Arraste a Vapor do Óleo de Cravo
  • Obtenção de terpenos – Extração do óleo de cravo – Destilação por arraste de vapor
  • Extração de óleos essenciais por destilação com arraste de vapor
  • Relatório de destilação por arraste a vapor, extração e cromatografia de óleos essenciais do cravo- da- índia...
  • Extração do óleo essencial por Arraste à Vapor
  • Destilação por arraste de vapor: extração do cinamaldeído da canela
  • Destilação por arraste de vapor: extração do cinamaldeído da canela
  • Extração de um oleo essencial por destilação por arrastamento de vapor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!