DESPORTIVA

515 palavras 3 páginas
Exercícios para evitar lesões de membro inferior no esporte. Um estudo controlado randomizado.
Odd Egil Olsen; Grethe Myklebust; Lars Engebrestsen, Ingar Holme, Roald Bahr
INTRODUÇÃO
A incidência de lesões agudas no esporte entre jovens é grande, principalmente em esportes pivotantes, como futebol, basquete e handball. Nesses esportes lesões graves envolvendo o joelho e tornozelo são comuns. O rompimento do ligamento cruzado anterior, por exemplo, é uma tipo de lesão aguda bastante incidente, que muitas vezes envolve grandes períodos de reabilitação e com riscos de sequelas a longo prazo. Pensando na prevenção e possível minimização dessas ocorrências no membro inferior, o estudou realizado investigou o efeito de um programa estruturado de exercícios de aquecimento, controlado e randomizado com 120 clubes de handball, o acompanhamento foi feito durante uma temporada do campeonato com duração de oito meses.
OBJETIVOS
O objetivo deste ensaio clinico randomizado foi investigar o efeito de um programa de aquecimento estruturado projetado para reduzir a incidência de lesões no joelho e tornozelo em jovens que participam de esportes.
METODOLOGIA
Para a realização deste estudo 123 clubes foram convidados a participar, sendo estes separados em blocos contendo quatro clubes cada, a separação foi feita de forma randomizada para que estes blocos fizessem parte de um grupo de intervenção ou controle. O programa de exercícios foi desenvolvido e sua viabilidade foi testada com quatro clubes durante a temporada anterior. O programa incluiu quatro conjuntos diferentes de exercícios, cada um com dificuldade crescente. Os treinadores foram convidados a usar o programa no início de cada sessão de treinamento por 15 sessões consecutivas e depois uma vez por semana durante o resto da temporada. O foco principal dos exercícios foi o de melhorar a consciência e o controle de joelhos e tornozelos durante a corrida, o corte, o pulo, e no pouso. O programa constou de exercícios

Relacionados

  • Coleção_Sinopses_v
    157861 palavras | 632 páginas