DESMEMBRAMENTO DA URSS

Páginas: 9 (2130 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
POLÔNIA

Solidarność (em português Sindicato Autónomo "Solidariedade") é uma federação sindical polaca fundada em 31 de Agosto de 1980 nos Portos de Lenin, sendo originariamente liderada por Lech Wałęsa.
Na década de 1980, o Solidariedade era um amplo anti-burocrático movimento social, utilizando os métodos de resistência civil para fazer avançar a causa dos direitos dos trabalhadores e damudança social. Ele representava 9,5 milhões de membros em seu primeiro congresso em setembro 1981, o que correspondia a 1/3 da população total da Polônia em idade de trabalho.
O governo tentou destruir o sindicato com a lei marcial de 1981 e muitos anos de repressões, mas por fim começou a negociar com o sindicato. As conversas de mesa redonda entre o governo enfraquecido e a oposição doSolidariedade levou às eleição semi-abertas de 4 de Junho de 1989. Pelo fim de Agosto, uma coalizão liderada pelo Solidariedade foi formada para partecipar das eleições e em dezembro Wałęsa foi eleito presidente.
Desde então tornou-se um sindicato mais tradicional, e teve relativo pouco impacto na cena política da Polónia no início da década de 1990. Um ramo político foi fundado em 1996 quando a AçãoEleitoral Solidariedade (Akcja Wyborcza Solidarność, AWS) ganhou a eleição parlamentar, 1997, mas perdeu a seguinte eleição parlamentar, em 2001.

TCHECOSLOVÁQUIA

Em 1989 a onda reformista desencadeada pelo chefe soviético Mikhail Gorbatchov propicia na Tchecoslováquia a Revolução de Veludo, assim chamada pela maneira suave e não violenta com que se efetuam as mudanças. O movimento começa com aspressões populares que acabam por forçar o governo a libertar o dramaturgo Václav Havel, líder da oposição democrática, que se encontrava preso. Em seguida, uma série de grandes manifestações de massa, culminando em greve geral, provoca a legalização dos partidos de oposição, a queda do ministério, a constituição de um gabinete de maioria não comunista e, finalmente, a renúncia do presidenteGustav Husak, em novembro. Havel assume a Presidência em caráter provisório, enquanto Dubcek, que também retorna à vida política, passa a dirigir a Assembléia Geral.
Havel é confirmado na Presidência pelas eleições de julho de 1990. No mesmo ano, começa a tomar corpo na Eslováquia a campanha pela separação dos dois países. O movimento separatista torna-se irresistível em 1992. Havel, contrário àsecessão, renuncia em julho; em novembro, é aprovada uma emenda constitucional que divide o país; no dia 31/12, a Tchecoslováquiadeixa de existir.
Havel é eleito presidente da nova República Tcheca em janeiro de 1993. O reformista Václav Klaus torna-se primeiro-ministro, dando ênfase a um programa de privatização das estatais, combate ao crime organizado e defesa do meio ambiente. A expansão doturismo começa a se tornar uma importante fonte de divisas para o país. Deixando a condição teórica de "proprietários dos meios de produção", os tchecos se transformam efetivamente em seus acionistas: três em quatro cidadãos possuem bônus de participação nas empresas, por meio de um intenso programa de privatizações lançado pelo governo de Klaus em 1992, e que ganha impulso em 1993.

ALBÂNIAGuerrilheiros, incluindo os da comunista Frente Libertação Nacional (FLN) liderados por Enver Hoxha , ganharam o controle em 1944, após a retirada dos alemães e continuaram lá até 1948, quando Tito (até então governante da Iugoslávia) e Stálin (governante da URSS) romperam relações . URSS e Albânia também romperam relações quando Nikita Krushev e outros líderes soviéticos, em 1961, denunciaram aAlbânia abertamente em um congresso de partido.
Em 1960, a República Popular da China da China, governada por Mao Tsé Tung, emergiu como leal aliada da Albânia, sendo fonte primária de assistência econômica e militar até 1978, quando os dois Estados romperam abertamente relações devido a introdução por parte da China de algumas reformas de mercado, além da reaproximação chinesa com os EUA e o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Desmembramento
  • Urss
  • urss
  • DESMEMBRAMENTO
  • URSS
  • URSS
  • URSS
  • URSS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!