desmatamento da amazonia

Páginas: 5 (1042 palavras) Publicado: 20 de maio de 2014









DESMATAMENTO DA AMAZÔNIA














INTRODUÇÃO

À medida que a  humanidade aumenta sua capacidade de intervir na natureza para satisfação de necessidades e desejos crescentes, surgem tensões e conflitos quanto ao uso do espaço e dos recursos em função da tecnologia disponível.
     A exploração dos recursos naturais passou a ser feita de formademasiadamente intensa, de onde se retirava uma árvore, agora retiram-se centenas de árvores, causando o que conhecemos como desmatamento que sido uma das grandes discussões do mundo atual.
 
















‘’A Floresta Amazônica é a maior região tropical do mundo, com cerca de seis milhões de quilômetros quadrados. Ela possui um solo fértil, uma imensa variedade de plantas e de animais,como peixes, pássaros, mamíferos e insetos. Devido a sua grande importância e beleza, ela chegou a concorrer como uma das sete maravilhas do mundo moderno’’.
Por volta da década de 60, a região começou a ser povoada por pessoas que iam para lá explorar terras para criar povoados. Entre as décadas de 70 e 80, com os incentivos fiscais para a agricultura e a construção da transamazônica, aumentou odesmatamento na região, o qual prossegue até os dias de hoje, embora em menor escala. Ele é feito para retirada de madeira, que é praticado e para a construção de pasto para gado ou de plantações de soja.
Contudo, segundo as leis brasileiras que se ocupam da proteção do meio ambiente (Código Florestal), o desmatamento de áreas de preservação sem licença é considerado crime, pois além de depredar umpatrimônio mundial, essas interferências podem causar desastres naturais, como enchentes ou deslizamentos de terra.
Com as propostas existentes nesse documento e as punições que elas prevêem para os crimes ambientais, o desmatamento vem diminuindo progressivamente. No entanto outras medidas podem ser tomadas a fim de conservar a Amazônia, são ações de desenvolvimento sustentável, as quaispromovem a utilização de recursos naturais de forma racional, sem causar grandes impactos prejudiciais. A principal delas é o reflorestamento das áreas desmatadas para extração da madeira, o que já é praticado por diversas empresas que exploram a região, preservar a vegetação nativa, não desmatar, fazer fogueiras, jogar lixos, água e comprar ou criar animais silvestres. Práticas voltadas para aconscientização da população que vive em torno da floresta, buscando combater a poluição e promover o respeito à natureza também são válidas.

A Amazônia, que antes era um terreno florestal que abrigava inúmeras espécies de animais, aves e índios; transformou-se em uma área destinada à agropecuária, produção de grãos e centro urbano. Estima-se que, se nenhuma providência for tomada, em 40 anos aAmazônia estará totalmente desmatada.
Muitas pessoas já foram vítimas de grande violência por tentarem defender a terra,
Os índios Manokis, por exemplo, foram expulsos do seu território e outros 170 povos que ali residiam. Tudo começou em 1970, quando a ditadura militar decidiu ocupar o território para não correr o risco de perdê-la. Milhares de pessoas, de todos os lugares do país, chegavam paratrabalhar nas terras, mas a maioria morria ou voltava para a terra natal por falta de recursos. Os que conseguiram permanecer nas terras fizeram queimadas para cultivar seu alimento.

Havia e ainda há vários fazendeiros e especuladores interessados em apropriar-se de um pedaço de terra da Amazônia e isso, além de desmatar o que formalmente deveria ser preservado, provoca várias mortes, pois a buscaincansável por terras os leva a cometer crimes ambientais e contra a vida humana.

Algumas empresas renomadas também participam da destruição da Amazônia, pois ao comprarem matéria-prima ou qualquer tipo de material ilegal contribuem para que essa ação seja continuada e o ambiente altamente prejudicado. Sem falar que a floresta ameniza o aquecimento global, retendo e absorvendo o dióxido de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • desmatamento amazonia
  • Desmatamento na Amazonia
  • Desmatamento na amazônia
  • Desmatamento da amazonia
  • Desmatamento na amazonia
  • Desmatamento da amazonia
  • Desmatamento da amazônia
  • desmatamento da amazonia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!