Desmatamento na Amazonia

Páginas: 5 (1008 palavras) Publicado: 4 de novembro de 2014
Desmatamento da Amazônia


Arara Extincao Na região norte do Brasil, está localizada a Floresta Amazônica, cujo clima equatorial, quente e com altos níveis de umidade do ar, influencia as chuvas em outras regiões do país. Trata-se da maior floresta equatorial do mundo, que dispõe de cerca de 1/3 das reservas de água doce do planeta.
O potencial econômico que existe na florestacontribui para sua degradação e a principal atividade é o extrativismo vegetal: extração do látex, coletas de castanhas e de guaraná e a derrubada de árvores para comercialização da madeira e para dar lugar aos pastos para criação de gado e plantações.
Por causa da falta de manejamento sustentável na exploração da Amazônia, o desmatamento chega ao ritmo assustador de 20 hectares por minuto. Asconsequências desse descaso com o patrimônio natural podem ser muito sérias, pois já foram extintas muitas espécies que nem chegaram a ser estudas pela ciência, além das outras milhares que estão ameaçadas de desaparecer.
Segundo muitos especialistas em meio ambiente, as grandes clareiras que estão ficando no meio da floresta contribuem para a diminuição do nível de chuvas na região, o que provocadesertificação. Isso se explica porque o ciclo de vida da floresta é interrompido, os nutrientes que mantém o solo fértil são retirados junto com as árvores, no chão sobra somente areia, a umidade do ar diminui e o ambiente vira um deserto.
QUEIMADAS NA FLORESTA
Focos Queimada Grafico
Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (INPE)
Segundo estudos realizados para a revista Science, embora odesmatamento diminua, as queimadas tendem a aumentar. Por exemplo, entre o final da década de 90 e meados dos anos 2000, os focos de incêndio cresceram quase 60% em toda Floresta Amazônica.
Os malefícios dessa realidade são muitas vezes irreparáveis. A morte de espécies vegetais e animais nesses casos não têm como ser evitada, muitos bichos morrem intoxicados pelo monóxido de carbono (CO), um gástóxico liberado na combustão, durante as queimadas. Os que sobrevivem passam por dificuldades de encontrar alimento, água, abrigo e acabam sucumbindo.
A consequência mais extrema é a grande contribuição das queimadas para o efeito estufa, por causa da eliminação de gases tóxicos e do excessivo calor do fogo que é liberado para a atmosfera. A contribuição do Brasil para o efeito estufa é maior devidoàs queimadas do que pela atividade industrial, o que coloca o país no patamar dos maiores emissores de gases do mundo.
O fogo enfraquece o solo, as plantações feitas, depois, desgastam-no mais e as chuvas que vêm na sequência, carregam o restante dos nutrientes que se acumulou na superfície. Esse fenômeno tão prejudicial é chamado de lixiviação. Após tanto desgaste, o solo se torna infértil esua produtividade é seriamente comprometida.
CHICO MENDES E A LUTA PELA PRESERVAÇÃO
Seringueira AmazôniaChico Mendes foi um seringueiro e sindicalista de Xapuri, no Acre. A importância da figura dele é reconhecida no mundo inteiro. Ele lutou pela preservação da floresta e pela dignidade e melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores dos seringais.
Começou a se envolver com os movimentossindicais na década de 70, foi vereador pelo MDB e participou da formação do Partido dos Trabalhadores (PT). O caráter sócio-ambiental de sua luta, muitas vezes, batia de frente com os interesses dos proprietários de terras da região e, por isso, ele foi ameaçado de morte várias vezes.
A ONU (Organização das Nações Unidas) reconheceu a importância do engajamento de Chico, tanto que membros da UNEPvisitaram Xapuri em 1987 e constataram o nível de devastação da floresta e como isso prejudicava a vida dos nativos, econômica e socialmente. Ele foi beneficiado com um prêmio chamado Global 500, resultado das ideias que defendia em prol do meio ambiente.
Chico foi assassinado em dezembro de 1988, na porta de sua própria casa, aos 44 anos de idade. O crime foi executado a mando de fazendeiros da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • desmatamento amazonia
  • desmatamento da amazonia
  • Desmatamento na amazônia
  • Desmatamento da amazonia
  • Desmatamento na amazonia
  • Desmatamento da amazonia
  • Desmatamento da amazônia
  • desmatamento da amazonia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!