Deslançamento da Kombi

930 palavras 4 páginas
DAD FINAL
Deslançamento
da Kombi

Profª Ana Cláudia
PROCESSOS GERENCIAIS

Vitor de Aguiar Monteiro

SUBSTITUIÇÃO DO TIG
DAD – Leitura e Produção de Textos – Valor: 10 pontos

1- Leia o texto abaixo, que faz parte de uma campanha da Volkswagen:

a) Que tipo de linguagem podemos verificar no texto acima? Familiar, comum ou cuidada? Por quê? R: Apesar do uso da palavra “né” no início do texto, predomina a linguagem comum. Porque são empregadas palavras mais usuais e simples na composição do texto.
b) O texto trata do lançamento ou do “deslançamento” da Kombi? Por quê?
R: Trata do deslançamento. Há várias referências ao passado mostrando a vida útil dela como “56 anos. Passaram rápido né? ...que já foi, história, sempre foi...” deixando bem claro ao leitor que a última versão Last Edition, será a despedida definitiva da Kombi e ela não será mais fabricada pela
Volkswagen.
c) Podemos dizer que este é um texto coerente? Por quê?
R: Sim. Há uma sequência lógica e sentido no texto e entre os 3 parágrafos. Está claro também que há introdução (início), deselvolvimento (meio) e desfecho/conclusão (fim). Além disso, notamos o emprego de alguns mecanismos de coesão (a, ela, uma).
2- Apresentamos, a seguir, o testamento da Kombi (http://kombi.vw.com.br/pt/ultimos-desejos):

a) Por que um veículo deixaria um testamento?
R: A Kombi esteve em circulação por 56 anos o que é um grande feito. Também acumulou uma grande quantidade de histórias, além de ter marcado a vida de milhares de pessoas em todo o mundo. Toda essa “bagagem” ou riqueza é que que fez jus a um “testamento”.
b) “Minha humilde homenagem a quem sempre esquentou o meu coração e o meu banco do motorista.” Esta afirmação faz sentido? Por quê?
R: Sim. Por se tratar de um carro, é feita uma homenagem ao motorista. Como uma kombi não tem coração é feita alusão ao banco e o motorista é que passa grande parte do tempo sentado nele sentado dirigindo e consequentemente “esquentando”.
c)

Relacionados

  • O deslançamento da Kombi
    1607 palavras | 7 páginas
  • Deslançamento de marca
    1938 palavras | 8 páginas
  • Kombi
    483 palavras | 2 páginas
  • rebrief KOMBI
    656 palavras | 3 páginas