Desigualdades

Páginas: 5 (1152 palavras) Publicado: 22 de julho de 2014
DESIGUALDADES REGIONAIS

- O desenvolvimento não uniforme do país deve-se, principalmente, a sua extensão territorial.
- A integração entre as regiões dá-se devido a expansão de uma área de influência que passa a envolver as demais, através da formação de redes de comunicação e transporte entre as diferentes regiões, que intensifica a circulação de mercadorias, capital e pessoas.*Atualmente, no brasil, essa região de grande influencia é a Região Sudeste.
*A polarização dessa região iniciou-se ainda no final do século 19, durante a economia cafeeira, que antecedeu o desenvolvimento industrial.
*Hoje tem-se notado uma crescente desconcentração das atividades industriais nessa região pois as industrias estão migrando para outras partes do país. Tal processo fortalece a integraçãodas regiões pois mostra novas formas de desenvolvimento sem prejudicar o dinamismo econômico do Sudeste, já que este ainda conta com as sedes administrativas dessas empresas.

DESIGUALDADES REGIONAIS

- A qualidade de vida de uma população é apontado pelo indicador IDH, da ONU, através da avaliação de três quesitos: expectativa de vida e níveis de renda e educação.
- No brasil, esses dadossão coletados pelo IBGE.

*Devido as diferentes realidades vivenciadas no Brasil, esse índice precisa ser analisado para que não haja interpretações erradas, já que o alcance de um elevado IDH não significa que a mesma realidade é vivenciada em todo o território nacional.
*IDH: Índice de Desenvolvimento Humano
IBGE: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
ONU: Organização das NaçõesUnidas

AÇÕES ESTATAIS

-Essas ações s]ao medidas tomadas pelos governos para diminuir as desigualdades entre as regiões.
-No século 19 criou-se a Superintendência de Estudos e Obras Contra a Seca, atual DNOCS e a Superintendência de Defesa da Borracha

*A primeira tinha como objetivo combater a seca, considerada a principal razão para o subdesenvolvimento da região. A segunda foi criadaquando a base da economia local ainda era a exploração do látex, matéria prima da borracha.

AÇÕES ESTATAIS

-Com o passar do tempo, ações mais estruturadas e abrangentes foram realizadas.
No século 20, durante o governo Vargas, criou-se várias estatais tais como a Petrobrás, Eletrobrás e a Companhia de Siderurgia Nacional.

*Essas empresas aumentaram a produção nacional e atuam e váriaspartes do páis, mesmo tendo sede na Região Sudeste.

AÇÕES ESTATAIS

- No governo JK, implantou-se o Plano de Metas para desenvolver o Brasil “cinquenta anos em cinco”, prometendo investimentos em todos os setores de infraestrutura.

*Entre o conjunto de obras, incluía-se a constrição de uma nova capital e a estrada de capital estrangeiro no país.

- Já na Ditadura Militar, realizou-seinvenções estatais como a construção das Usinas Hidrelétricas de Itaipú e da Ponte Rio-Niterói e o lançamento do Plano de Integração Nacional (PIN), Plano Nacional de Desenvolvimento (PNDS) além dos Polos de Desenvolvimento.

* O PIN tinha como objetivo realizar investimentos para abrir rodovias, tal como a Rodovia Transamazônica, que liga o Acre a Paraíba.
* Os principais Polos de Desenvolvimento são aPoloamazônia, o Polocentro e o Polonoroeste, que incentivavam a exploração mineral e projetos agropecuários focados na exportação.

AÇÕES ESTATAIS

- Os primeiros Governos civis depois da Ditadura não realizaram grandes mudanças. Elas reiniciaram no governo FHC com a privatização de empresas e continuaram no governo Lula com o lançamento do Programna de Aceleração do Crescimento (PAC).

*Aprivatização foi para para reduzir a função do estado em todos os setores.
*O PAC tinha como objetivo estimular o desenvolvimento econômico e social e ampliar a atuação do Estado em obras públicas.

A CONSTRUÇÃO DE BRASÍLIA

- A mudança da Capital Federal foi um projeto elaborado ainda no século 19.

* quando providenciava-se mudá-la para Paracatu, no norte me MG.

- No governo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Desigualdade
  • a desigualdade
  • desigualdade
  • Desigualdade
  • Desigualdade
  • desigualdade
  • Desigualdade
  • desigualdade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!