desigualdades sociais - africa

Páginas: 19 (4657 palavras) Publicado: 31 de março de 2014




Índice




1. Introdução
A desigualdade está por toda a parte, aqui, ali, acolá, em todos os lados, todos os cantos. A desigualdade está em tudo o lugar…
Feche os olhos. Abra os olhos. E ela continua lá.
Desigualdade está no choro de uma criança esfomeada, no rosto de um pai desempregado, na mão do trabalhador explorado, na agonia de uma mãe desempregada.
Mas o pior, é acegueira dos homens, que continuam de braços cruzados, e deixam tudo passar, sem levantar um dedo para protestar.
Ao longo deste trabalho, pretendemos mostrar um pequeno resumo, de uma realidade incompreendida em África. A disparidade social (quer seja em rendimento, saúde, rendas, educação, ambiente…) que nesta existe, chega a pontos inimagináveis, que ocorreram anteriormente e, infelizmente,actualmente ainda não está extinta.



2. Contextualização histórica
Desde à muito tempo que existe uma grande desigualdade social em África. Antigamente, era muito fácil ver esta desigualdade entre os povos africanos, um exemplo disto é a escravatura dos africanos pelos “brancos”.
2.1. Escravatura dos africanos pelos africanos
A escravidão esteve presente no continente africano muito antes doinício do comércio de escravos com europeus na costa atlântica, visto que já durante os três impérios medievais (séculos X a XV) existia um elevado comércio de escravos no norte de África.
A escravatura é uma das características que mais marcou a desigualdade social em África, antigamente era uma coisa perfeitamente normal. Desde muito cedo que os africanos, que não tinham posses (dinheiro)eram feitos escravos por “brancos” com dinheiro/ ricos ou por membros da igreja. Sendo escravos podiam ser vendidos a outras pessoas do mesmo pais que tivessem dinheiro para os comprar ou podiam até ser vendidos a pessoas de outros países. Estes podiam ser comprados para vários objetivos (podiam ser utilizados como simples escravos, podiam ser utilizados como soldados nas guerras,…). Quando osescravos eram comprados faziam-lhe um símbolo (pessoa a quem pertence) que era feito com um ferro.
A parte de África (antiga colonia portuguesa) onde antigamente existiam mais escravos era em Angola. Em Angola os principais responsáveis por “arranjar” escravos eram os padres, estes quando adquiriam escravos levavam-nos para uma capela onde os baptizavam para que iniciassem assim a sua vida de fé.As ordens para capturar africanos e os tornar escravos (por serem fortes) saiam de Portugal e eram aprovadas pelo Vaticano. Como justificação destas atitudes por parte dos padres consideravam os negros pecadores e a escravatura era a forma de pagarem pelos pecados cometidos.
Na Angola obrigavam alguns escravos a capturar outros escravos para vender a outros países, com isto África perdeu os seusmelhores homens e mulheres. Quando as escravas estavam gravidas, quando tinham os seus filhos tinham de andar com eles e estes também eram tornados escravos, isto é, se os donos dos escravos não gostassem de crianças estas em vez de serem tornadas escravas eram mortas.
Os escravos só podiam ser libertados quando alguém (a pessoa quem o/a escravo/a pertence-se) lhe desse a carta de alforria. Umdos motivos para se dar a alforria a algum escravo é o comportamento exemplar perante o seu “dono”.
Hoje em dia a escravidão choca as pessoas, mesmo a escravatura das pessoas negras pois não é por causa da cor que as pessoas são menos do que as outras. No entanto agora ao contrário de antigamente em que tudo era permitido (maus-tratos aos escravos, obrigar os escravos a ter relações sexuais,entre outros,…). Agora existem leis que proíbem os maus-tratos por exemplo.

3. O que é a exclusão social
A expressão exclusão social é bastante recente, apesar da sua representação evidente nos longos anos de história mundial. Só em 1990 é que o francês Robert Castel definiu “exclusão social”.
Sendo assim o termo exclusão social teve origem na França e, no modo francês de classificação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Desigualdade na Africa
  • Desigualdade de genero em africa
  • desigualdade social
  • A desigualdade social
  • Desigualdade Social
  • Desigualdade social
  • Desigualdade Social
  • desigualdade social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!