Desigualdade Social

Páginas: 2 (293 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2014
Nos dias atuais ainda encontramos descriminação na hora da contratação de um funcionário, e principalmente na hora de determinar a sua remuneração, segundo pesquisa feita pelo BID pretose indígenasganham 28% a menos que os brancos. O objetivo principal deste trabalho é apresentar a diferença salarial que existe entre brancos, pretos, indígenas, pardos, amarelos, mostrandoas possíveis “causas”históricas desta diferença salarial relacionando-os com tabela de uma pesquisa apresentada pelo IBGE no ano de 2010.
Uma das principais causas da desigualdade entreas diferentes etnias, que sedesenrolou ao longo do tempo, podendo ser percebida até no contexto social atual, está escrito na história. O Brasil, assim como inúmeros países das Américas,recebeu mão de obra escrava no decorrer de suacolonização, a intenção dos colonizadores europeus era introduzir sua cultura no local, extinguindo costumes naturais dos povos indígenas quejá viviam na região, e eram considerados selvagens, sendoassim, o branco jugando-se “superior” tenta usar o índio para seus serviços, sem obter sucesso nessa tentativa, resolveram traficaros negros da África para serem escravizados no Brasil.
Apósdiversos anos de escravidão, sem remuneração ou qualidade de vida adequada, houve o fim da escravatura. O ato ocorreu em 1888, eo Brasil fora o último país das Américas a abolir a escravidão, e 25 anosapós os Estados Unidos. E até mesmo com o término escravidão os problemas de desigualdade no Brasil não seresolveram. Após a abolição, nos fica a reflexão de para onde foram os antigos escravos? Comopassaram a viver no Brasil? Estavam livres, mas será que estavam inclusos no meio social da época?
Opovo negro e mulato, mesmo considerados “livres”, ainda eram alvo de enriquecimento do povobranco, pois eram usados como mão de obra barata na produção de matéria prima para exportação.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A desigualdade social
  • Desigualdade Social
  • Desigualdade social
  • Desigualdade Social
  • desigualdade social
  • desigualdades sociais
  • desigualdades sociais
  • Desigualdade Social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!