DESIGUALDADE, DIVERSIDADE E VIOLÊNCIA NA SOCIEDADE BRASILEIRA.

Páginas: 9 (2136 palavras) Publicado: 2 de setembro de 2014































































SUMÁRIO






1 INTRODUÇÃO
Pretende-se com este trabalho nos conscientizarmos dos grandes desafios que a sociedade Brasileira precisa encarar em relação à violência sofrida pelos afrodescendentes no Brasil, mais para que possamos compreender a situação dosafrodescendentes no Brasil e consequentemente entender como a sociedade brasileira precisa reagir em relação à violência em questão, é necessário buscar em todo o contexto brasileiro os reais motivos desta violência e buscar compreender com um olhar bem critico os moldes de formação do povo brasileiro para entender o problema da violência atual.

Não deixando de destacar os principais motivos destaviolência que vem acompanhando os afrodescendentes ao longo dos anos, desde sua chegada ao Brasil por volta de 1501. E que vem se revelando como um reflexo da formação do Brasil do passado, que mesmo com a abolição da escravatura em 1888 e com todos os avanços sociais alcançados no período republicano, o Brasil ainda não conseguiu abolir a desigualdade econômica, social e o preconceito racial quemesmo que de uma forma branda e discreta tem sido o carro-chefe desta violência que às vezes diminui mais nunca desaparece.

Por isto iremos abordar diversos assuntos como: a chegada dos negros ao Brasil por volta de 1501 pelos colonizadores portugueses e como se iniciou o processo de escravidão no Brasil, como também iremos abordar o fenômeno da exclusão social no Brasil como um dos fatoresfundamentais para o aumento da violência no país, e consequentemente destacando os diversos fatores da violência atual como um reflexo do passado Brasileiro, desde sua formação colonial em 1501 até a aprovação da constituição federal em 1988. E finalizando com diversos dados do preconceito racial no país no período atual e apontando alguns desafios da sociedade para reverter à situação atual.
2DESENVOLVIMENTO
A chegada dos negros ao Brasil iniciou-se na colonização do Brasil pelos portugueses no inicio de 1501. O Brasil recebeu 38% de todos os escravos africanos que foram trazidos para América. Segundo uma estimativa, de 1501 a 1866, foi embarcada na África com destino ao Brasil 5.532.118 africanos, dos quais 4.864.374 chegaram vivos (667.696 pessoas morreram nos navios negreiros durante otrajeto África-Brasil). O Brasil foi, de longe, o país que mais recebeu escravos no mundo.
Os portugueses lideraram o tráfico de escravos por séculos. No início do século XVI, cerca de 10% da população de Lisboa era composto por escravos africanos, número surpreendentemente alto para um contexto europeu.
O Brasil se configurou como uma formação colonial-escravista de caráter agromercantil.Primeiramente, o português usou do trabalho forçado do indígena. Porém, com a deterioração dessa população aborígene, o tráfico de pessoas oriundas da África se intensificou gradativamente, passando a compor a massa de trabalhadores no Brasil. A escravidão fincou raízes profundas na sociedade brasileira. Os africanos e seus descendentes resistiram durante todos os séculos contra a escravatura, por meiode rebeliões ou fugas, formando quilombos. Porém, possuir escravos era uma prática tão disseminada e aceita pela sociedade que muitos ex-escravos, após conseguirem a liberdade, também tratavam de adquirir um cativo para si.
Ter escravos significava status e afastava as pessoas do mundo do trabalho pesado, que na mentalidade brasileira apenas os escravos podiam exercer. Toda a vida econômica doimpério ultramarino português na África e na América se organizava com base no trabalho escravo, e o sentimento abolicionista sempre foi muito pequeno no mundo luso-brasileiro. Em decorrência, o Brasil só extinguiu o tráfico de escravos em 1850, sob pressão da Inglaterra e após desrespeitar acordos nos quais se comprometia a abolir o tráfico. A escravatura só foi abolida em território brasileiro...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • DESIGUALDADE, DIVERSIDADE E VIOLÊNCIA NA SOCIEDADE BRASILEIRA.
  • Desigualdade, diversidade e violência na sociedade brasileira
  • Desigualdade, diversidade e violencia na sociedade brasileira
  • DESIGUALDADE, DIVERSIDADE E VIOLÊNCIA NA SOCIEDADE BRASILEIRA.
  • desigualdade,diversidade e violencia na sociedade brasileira
  • Desigualdade, diversidade e violência na sociedade brasileira.
  • Diversidade desigualdade e violencia na sociedade brasileira
  • DESIGUALDADE E DIVERSIDADE E VIOLENCIA NA SOCIEDADE BRASILEIRA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!