Design e Publicidade

Páginas: 6 (1450 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL









DESIGN E PUBLICIDADE
Integração do design e publicidade na era do consumidor








Nome: Isadora Blank
Disciplina: Teoria e História do Design II
Professor: Mário Fontanive
2013/1




A INTEGRAÇÃO ENTRE
DESIGN E PUBLICIDADE

Analisando a evolução histórica da publicidade, percebemos que a relação com odesign, começou no final da Antiguidade Clássica. Nessa época, a publicidade estava relacionada com o comércio, e ocorria através do próprio vendedor, que chamava a atenção para o seu produto através da fala e gestos.

A utilização de símbolos, hoje em dia tão comuns, inicia-se neste período. Naquela época as casas não possuíam número e as ruas não eram identificadas. O comerciante se obrigava,então, a identificar o seu estabelecimento com um símbolo; ou seja, uma cabra simbolizava uma leiteria e um escudo de armas significava a existência de uma pousada. Estes símbolos tornaram-se mais tarde em emblemas de marca e logotipos.
(MUNIZ, 2004)
Ou seja, a publicidade da época, além do próprio comerciante que fazia o papel de ''anúncio'', havia também o uso de símbolos como identificação epropaganda do local. O uso desses símbolos, ainda que não fossem elaborados, remete aos logotipos e identidades visuais, que são parte do Design. Assim, percebe-se a necessidade de aplicar elementos do design para facilitar a propaganda de um produto ou estabelecimento.
A partir de 1914 surgiram as primeiras agências de publicidade e propaganda no Brasil. Com o desenvolvimento industrial do país,foram introduzidas empresas americanas, que traziam um novo estilo de publicidade, mais avançada e que se preocupava principalmente com a estética dos trabalhos. Para isso, foi preciso criar dentro das agências profissionalizações, como ilustrador, fotógrafos, áreas de criação e áreas gráficas.
Com essas especializações, viu-se a necessidade de utilizar o design para o desenvolvimento dosprojetos. Essa junção do design com a publicidade ocorre tanto nos âmbitos de criação, ilustração como, principalmente, na parte gráfica de editoração e diagramação do projeto em si.
A integração do design com a propaganda é percebida também em outros momentos da história, como no movimento Art Nouveau, que teve inicio no final do século XIX, com a inserção de novos métodos de impressão quepropiciaram a produção de cartazes de propaganda. A presença do design na produção desses cartazes é visível, seja na escolha e produção da tipografia, nas ilustrações condizentes com o caráter do movimento, até a parte de impressão, a escolha do substrato e do processo.

RELAÇÃO DA INTEGRAÇÃO ENTRE DESIGN E
PUBLICIDADE NA ERA DO CONSUMIDOR


O design em si, tem como função básica e direta deatribuir valores ou significados aos produtos, seja físico ou material gráfico, que os diferencie dos demais. Como por exemplo, projetar uma cadeira, que além de ter a função de assento, possa se transformar em outro produto, ou que tenha sido desenvolvida através do estudo de elementos da natureza ou que seja feita com materiais ecológicos. São essas características que vão formar o conceito doproduto. Porém, surge a questão: como esses conceitos, criados e desenvolvidos pelos designers podem ser transmitidos para os potenciais consumidores?
É nesse momento que a integração do design com a publicidade se faz presente nos dias de hoje. A propaganda perdeu o enfoque informativo, segundo Muniz (2004), na Revolução Industrial, decorrente do aumento da produção e do excesso de mercadorias,tornando-se mais persuasiva e sugestiva. É justamente na ideia de persuasão que, nessa relação do design com o consumidor, a publicidade se encaixa como transmissora dos conceitos elaborados pelos designer para o público.
O Design e a Publicidade atuam em campos similares e, nesse sentido, um se torna necessário ao outro. Nesse contexto, ambas as áreas se relacionam com o consumidor, com um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Design: força motora da publicidade?
  • A importância do design na publicidade
  • Design e publicidade: integração ou separação?
  • 2015 1 Publicidade Propaganda 3 Editoracao Eletronica Design Grafico
  • Design
  • Design
  • design
  • Design

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!