desenvolvimento I

Páginas: 11 (2634 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014






Desenvolvimento infantil
ESQUEMA DAS PRINCIPAIS TEORIAS ATÉ O PRÉ-NATAL
















Porto Alegre, 22 de Abril de 2014





1 Sumário







2 O Desenvolvimento Humano
2.1 Por que estudar o desenvolvimento humano?

O estudo do desenvolvimento humano busca conhecer as características comuns de uma faixa etária, analisando os períodos desde agestação até a morte, com todas as mudanças que ocorrem ao longo da vida, sendo elas sistemáticas de aspectos físico motores e adaptativas de aspectos ambientas.
Os cientistas do desenvolvimento humano estudam as mudanças quantitativas e qualitativas e a estabilidade nos domínios físicos, cognitivos e psicossociais, buscando compreender através de avaliações e previsões o desenvolvimento, podendo assimdescrever, explicar e modificar o comportamento.
2.2 Tipos de mudança

1. Quantitativa - é uma mudança de número ou quantidade, como as do crescimento, em altura, peso, dentre outras.
2. Qualitativa- mudança de qualidade do desenvolvimento, valores, princípios, dentre outros.
2.3 Quando surge a infância?

Hoje em dia, diferenciamos as crianças dos adultos de uma forma totalmenteautomática, pois as dedicamos características muito peculiares, que foram começando a surgir por volta do século XIII.
Durante a idade média não existia o sentimento de infância, não havia essa consciência da particularidade infantil, por essa razão, assim que a criança tinha condições de viver sem a presença constante da mãe ou cuidador, ela imediatamente ingressava na sociedade adulta e não maisse distinguia destes.
A partir da arte pode-se ter uma noção sobre o sentimento que havia antigamente em relação à infância – ou à falta desse sentimento particular. Abaixo segue a evolução do sentimento infantil através arte no decorrer dos séculos:
Até o século XII – Não havia representação da criança na arte, onde a infância era apenas um período de transição se tinha o sentimento de quese fazem várias criança para conservar apenas algumas, devido à alta taxa de mortalidade infantil;
Até o fim do século XIII – Crianças representadas como miniaturas de adultos, surge também a figura angelical representada com aparência jovem, porem maior que uma criança, com traços redondos e graciosos. Esse tipo de representação persistiu até o século XV;
Séculos XV e XVI – A criança aparecejunto à família retratada como criança engraçadinha, distração dos adultos, surge o sentimento de paparicacão e já aparece usando um traje que as distinguem dos adultos;
Século XVII – A criança torna-se um dos modelos favoritos, a criança nua segue sendo representada (retrato Putti);
Século XVIII – com o surgimento do malthusianismo e a extensão das práticas contraceptivas, que a ideia dedesperdício necessário desapareceu e a alma da criança também passa a ser considerada, neste período surge maior tempo para as criança devido a diminuição das guerras e dos conflitos.
3 O desenvolvimento infantil
“A diferenciação da criança para o adulto é motor do desenvolvimento.”
3.1 Determinantes Biopsicossociais (genéticos, Psicológicos e ambientais)

Os determinantes biopsicossociais sãoclassificados como:

Expectativas dos pais e familiares
Estrutura psíquica-cognitiva
Estrutura orgânica
Determinantes sociais-culturais
3.2 Duas visões mundiais - John Locke e Jean Jacque Rousseau (Dois conflitos)

John Locke (1632 – 1704) Na sua obra Ensaio acerca do entendimento humano Compara o homem ao nascer como uma folha de papel em branco, e garante que o processo que aprendizagem se dáatravés da suas experiências.

Jean Jacque Rousseau (1712 – 1778) Defendia sua teoria de que o recém-nascido já nasce dotado de um senso de justiça e moralidade, que desenvolve naturalmente com o crescimento.
3.3 Principais teorias

“Uma teoria em desenvolvimento é um conjunto organizado de ideias que visa explicar o desenvolvimento e fazer previsões sobre ele.” (Kail, 2014 p.7)
3.3.1...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • AS I I Treinamento E Desenvolvimento
  • Psicologia do desenvolvimento i
  • Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem I
  • Desenvolvimento de Sistemas de Informação I
  • Sebenta De Psicologia Do Desenvolvimento I
  • psicologia e desenvolvimento I
  • Desenvolvimento de Sistemas de Informação I
  • DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO I

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!