Comuna de Manaus

Páginas: 3 (586 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
A Comuna de Manaus foi um movimento tenentista ocorrido no Amazonas no ano de 1924.
O Tenentismo já havia ocorrido em São Paulo, no Rio de Janeiro, no Pará, entre outros locais.
Deflagrada a 23 dejulho de 1924, a rebelião dos militares de Manaus situa-se dentro de um quadro geral dos movimentos liderados por militares tenentes que naquele momento formularam críticas ao poder estabelecido,atingindo-o na esfera jurídico-política. Militares que procuraram demonstrar o abuso do poder, por parte dos oligarcas que estavam controlando o governo. No caso de Manaus, a oligarquia cujo domínio secontestava, reunia-se em torno do nome de César do Rego Monteiro.
A Rebelião iniciada na capital do Amazonas, logo se estendeu à região de Óbidos, no Pará, local em que se concentraram as operaçõesmilitares, dada a posição estratégica da cidade e do seu forte. O alvo dessa expansão militar era Belém do Pará, onde as guarnições buscavam unir-se, mas, devido aos imprevistos, os rebeldes ficaramrestritos à região de Óbidos, controlando a passagem pelo Rio Amazonas e o governo da capital Manaus até o dia 28 de agosto de 1924, quando ocorre a repressão do movimento, através das forças federais.Na década de 1920, há uma crise no preço da borracha devido a uma queda no mercado internacional. Isso gera problemas sócio-econômicos em todo o Estado, o que provocou divergências entre grupos efacções. Os jornais "O Tempo", "Gazeta da Tarde", "O Amazonas", "A Imprensa", "Jornal do Povo", dentre outros, noticiaram tais conflitos.
A situação era caótica no Amazonas, resultado da prolongada crisedos preços da borracha e dos efeitos da Primeira Guerra Mundial, entretanto, para as facções em disputa, havia críticas, acusações de corrupção administrativa. O governo estadual, para sanar a crise,busca auxílio ao federal, porém só conseguia empréstimos nos momentos de maior estado crítico, mas que resultavam em grandes endividamentos. Ao assumir o mandato de 1921-1924, César do Rego...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As comunas
  • comuna
  • Manaus
  • Manaus
  • Manaus
  • Manaus
  • Manaus
  • Manaus

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!