Desenvolvimento vegetativo de plantas de erva-doce (foeniculum vulgare miller) no segundo ciclo em três ambientes no sertão paraibano.

1774 palavras 8 páginas
Desenvolvimento vegetativo de plantas de erva-doce (Foeniculum vulgare Miller) no segundo ciclo em três ambientes no Sertão paraibano.

Jayr Thomaz Ramalho1; Professor Orientador Paulo Alves Wanderley2; Oscar Mariano Hafle3; Ewerton Gonçalves de Abrantes4; Maria do Carmo Amorim4; Roberta de Oliveira Sousa Fernandes5

1Estudante do Curso de Tecnologia em Agroecologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba; E-mail: jayrramalho@hotmail.com; 2Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. E-mail: wander863@gmail.com; 3Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba; 4Estudantes do Curso de Tecnologia em Agroecologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. 5Aluna do Curso de Tecnologia de Alimentos – IFPB-Sousa, voluntaria.

Resumo No Estado da Paraíba o cultivo da erva-doce é encontrado principalmente no Agreste da Borborema. Na microrregião do Sertão, que tem clima quente e seco com dois períodos climáticos distintos, o chuvoso e o de estiagem, exige pesquisas que esclareçam o ciclo da planta em adaptação a essa microrregião. O objetivo do trabalho foi avaliar o desenvolvimento da erva-doce no segundo ciclo de produção em três ambientes e luminosidade diferentes. As características avaliadas foram altura das plantas e número de perfilhos em três ambientes: O consorciado, o solteiro a pleno sol e o solteiro com a utilização de sombrite 50%. A planta usada para o consórcio foi o maracujazeiro (Passiflora edulis f. flavicarpa). As médias obtidas para a altura e número de perfilhos mostram que em todas as classes de idade o ambiente solteiro com uso de sombrite 50% teve as médias mais altas. Conclui-se que nesta fase de adaptação e em relação aos parâmetros analisados o ambiente com sombrite oferece condições favoráveis ao desenvolvimento da planta.

Palavras-chave: Foeniculum vulgare, desenvolvimento vegetativo, ambiente de cultivo

Introdução As

Relacionados