Desenvolvimento sustentavel

Páginas: 5 (1039 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
Uma série de catástrofes começaram a dar origem ao debate ambiental. Em 1972 ocorreu a Conferência das nações unidas sobre o meio ambiente humano, realizada em Estocolmo. Em termos de ações tangíveis, a conferência parece ter conseguido muito. Outros avanços ocorreram em 1974, como a declaração de Cocoyoc, que influiu na mudança de atitude dos principais pensadores ambientais. E que influiutambém na estratégia de conservação mundial. Em 1983 foi criada a comissão mundial sobre o meio ambiente e desenvolvimento para realizar audiências ao redor do mundo e produzir relatório com suas conclusões. A década de 1990 caracterizou-se pela busca por uma melhor compreensão sobre o conceito de desenvolvimento sustentável. A Rio-92 reuniu representantes de vários setores, foi a maior reunião járealizada. Que resultou a CDS – Comissão de desenvolvimento sustentável em 1992.
A preocupação entre meio ambiente e a vida humana só assumiu dimensão na década de 1950. Livros e artigos, como “Primavera silenciosa”, de Rachel Carson em 1962, a preocupação apaixonada de Carson com o futuro de nosso planeta reverberou poderosamente por todo o mundo, e seu livro eloquente foi determinante para olançamento do movimento ambientalista.
A Conferencia das nações unidas para o meio ambiente humano, conhecida como Conferência de Estocolmo, realizada em 1972 em Estocolmo, na Suécia, foi a primeira conferencia global voltada para o meio ambiente, e como tal é considerada um marco histórico político internacional, decisivo para o surgimento de políticas de gerenciamento ambiental, direcionando aatenção das nações para as questões ambientais. Outros avanços ocorreram em 1974, com a realização de um simpósio de especialistas presidido por Barbara Ward em Cocoyoc, no México, influiu na mudança de atitudes dos principais pensadores ambientais. A declaração de Cocoyoc, é considerada fundamental para a construção da nova percepção da relação entre sociedade e natureza, dando a ideia de queexistiam limites ambientais e sociais para o desenvolvimento que deveriam ser respeitados. A declaração falou em uma nova ordem econômica mundial e em consumo sustentável. Buscou alertar aos estadistas para que eles procurassem satisfazer as necessidades humanas básicas para todos, mas sem colocar em risco os limites do meio ambiente.
Questões ambientais são sistêmicas e lidar com elas requerestratégias a longo prazo, ações integradas e a participação de todos os países e todos os membros da sociedade. Essa noção se refletiu na estratégia de conservação mundial, que reconhece que a abordagem de problemas ambientais requer um esforço a longo prazo e a integração entre objetivos ambientais e relacionados ao desenvolvimento. Mais de 75 países adotaram estratégias destinadas a tratar deproblemas ambientais.
Na comissão mundial para o meio ambiente e o desenvolvimento, foi desenvolvido um relatório que ficou conhecido como “Nosso Futuro Comum”, tal relatório contem informações colhidas pela comissão ao longo de três anos de pesquisa e análise. Neste relatório está exposta uma das definições mais difundidas do conceito: “O desenvolvimento sustentável é aquele que atende asnecessidades do presente sem comprometer as possibilidades de as gerações futuras atenderem suas próprias necessidades.”

O relatório considera que a pobreza generalizada não é mais inevitável e que o desenvolvimento de uma cidade de privilegiar o atendimento das necessidades básicas de todos e oferecer oportunidade de melhora de qualidade de vida para a população. Apesar de ser um conceitoquestionável por não definir quais são as necessidades do presente nem quais serão as do futuro, o relatório chamou a atenção do mundo sobre a necessidade de se encontrar novas formas de desenvolvimento econômico, sem a redução dos recursos naturais e sem danos ao meio ambiente. Definiu três princípios básicos a serem compridos: Desenvolvimento econômico, proteção ambiental e equidade social. Mas o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Desenvolvimento sustentável
  • Desenvolvimento sustentável
  • Desenvolvimento Sustentável
  • Desenvolvimento Sustentável
  • Desenvolvimento sustentavel
  • desenvolvimento sustentavel
  • Desenvolvimento Sustentavel
  • Desenvolvimento Sustentável

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!