Arthur pigou

Páginas: 3 (511 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
TRABALHO

SOBRE

ARTHUR PIGOU












Nome:Robson da Silva




[pic]


Arthur Cecil Pigou
(1877-1959)

Destacado estudante e herdeiro oficial de Alfred Marshall,Pigou se converteu no líder do neoclassicismo em Cambridge, tendo sido o defensor da ortodoxia marshalliana no primeiro terço do século. Como conseqüência disto, se converteu no alvo preferido dascríticas de seu colega John Maynard Keynes.
Pigou é considerado o fundador da Economia do Bem-estar e principal precursor do movimento ecologista, ao estabelecer a distinção entre custos marginaisprivados e sociais. Por isso advogou pela intervenção do Estado, mediante subsídios e impostos, para corrigir as falhas de mercado e internalizar as externalidades.

Principio de Pigou-DaltonUma transferência de renda de um indivíduo mais rico para um indivíduo mais pobre, desde que essa transferência não inverta a posição (social) entre os dois, resulta em uma maior igualdade social(Dalton, p. 351).


Ele desenvolveu o conceito da taxa de Pigou, uma medida do estado para influenciar o comportamento de agentes económicos no mercado, com o objetivo de corrigir externalidadesnegativas. Além do mais formulou o efeito de Pigou, que explica o aumento da demanda para bens de consumo num período de deflação.




Arthur Pigou

Economista britânico nascido em Ryde, Isle of Wight,UK, que desafiou a tradição neoclássica relativamente à substituição da ação industrial privada pelo Estado, na esfera econômica. Graduado no King’s College, Cambridge, inicialmente foi lecturer naUniversity College, London, e em Cambridge. Sucessor de Alfred Marshal na cátedra de Economia Política da Universidade de Cambridge (1908-1943), centrou suas teorias em que certos empreendimentos nãolucrativos para os empresário privados eram muito necessários à comunidade. Identificou situações em que a presença de influências externas na produção justificavam a intervenção do Estado, para a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • historia arthur cecil pigou
  • Arthur Cecil Pigou
  • Arthur
  • arthur
  • Arthur
  • Arthur
  • Arthur
  • arthur

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!