desenvolvimento da inteligencia

Páginas: 14 (3451 palavras) Publicado: 27 de junho de 2014
Capitulo 2 – Inatista-Maturacionista:
Maturidade, aptidão e inteligência, temas da psicologia na perspectiva que atribui o papel central à fatores biológicos no desenvolvimento da criança. Essa perspectiva se denomina inatista-maturacionista. Essa perspectiva diz que fatores hereditários ou de maturação são mais importantes para o desenvolvimento e para determinar as capacidades da criança doque a aprendizagem, a experiência, o meio social e a educação.
Hereditariedade: entendida como conjunto de qualidades ou características fixadas na criança já ao nascimento.
Maturação: refere-se a um padrão de mudanças comum a todos os membros de uma determinada espécie durante a vida de cada individuo.
A idéia dessa teoria diz que, à maneira do crescimento das partes do corpo, o desenvolvimentodo comportamento e das habilidades da criança é governado por um processo de maturação biológica, independente da aprendizagem e da experiência.
Interessados em saber por que uma pessoa é diferente da outra pesquisadores procuraram obter dados, estabelecer comparações, e constataram que pessoas com aptidão especial tinham familiares com o mesmo tipo de aptidão, que gemeos idênticos apresentavamaptidões e nível intelectual com grau maior de semelhança e também a diferença de aptidão entre homens e mulheres e entre raças também.
Essas constatações foram interpretadas como indicadoras da idéia que a teoria traz. Diz então que o meio social apenas seria capaz de impedir ou permitir que as aptidões, existentes no individuo, se desenvolvam.
Na linhas de preocupação com as individualidadesdos indivíduos, começaram os estudos para avaliar a inteligência das pessoas. Binet, especializado em psicologia da criança e do deficiente, foi pioneiro desses estudos, buscando identificar crianças mentalmente deficientes e estabelecer métodos para tornar o ensino acessível a elas. Com ajuda de Simon então desenvolveu a primeira escala de inteligência geral, em 1905. Esta escala sofreu duasrevisões em 1908 e 1911. No Brasil ela se introduz em 1916.
Definiu então que as principais características da inteligência seriam a capacidade de atenção, de julgamento, de adaptação do comportamento à objetivos e compreensão, capacidades que não podem ser aprendidas, segundo Binet. Diferente então da definição da inteligência que temos nos dias atuais, de que o mais inteligente seria o que possuimais conhecimento.
Entramos então no estudo do padrão do desenvolvimento humano, o que seria próprio em cada idade?
Um dos primeiros psicólogos a se interessar por esse assunto foi Gesell, que estudou a evolução da criança do nascimento aos 16 anos. Gesell, considerado primeiro psicólogo escolar norte-americano, dizia também que a importância da experiência e da aprendizagem era pouca nodesenvolvimento psicológico da criança, porem dava ênfase no papel da maturação.
Sua idéia era de que a evolução psicológica era determinada biologicamente, assim como um feto evolui no útero da mãe, desenvolvendo comportamentos e formas de pensar mais complexos a medida que crescem e se desenvolvem. Sendo o ambiente social responsável apenas por facilitar ou dificultar a maturação.
Binet e Gesellentão são os grandes nomes da teoria inatista-maturacionista, ambos inclusive buscaram a separação de níveis de desenvolvimento psicológico de acordo com a faixa etária, definindo o que seria considerada uma criança “normal” para cada idade.
Binet definiu o normal através de seus testes de inteligência, observando experiências sobre a capacidade de resolução de problemas em cada faixa etária,problemas que para a solução seria necessário ter atenção, juízo e raciocínio, e não dependesse de aprendizagem anteriores.
Perguntas organizadas por idades, se uma pergunta tinha 60-90% de êxito em uma faixa etária então ela seria considerada adequada para tal. Assim cada faixa etária teria ao final um grupo de perguntas e problemas definidos, e o numero de testes que uma criança conseguisse resolver...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A INFLUÊNCIA DA AFETIVIDADE NO DESENVOLVIMENTO DA INTELIGÊNCIA
  • Desenvolvimento de Inteligência Robótica Para Resgate
  • Desenvolvimento de uma aplicação de inteligência artificial
  • Desenvolvimento da Area de Inteligencia de Mercado
  • A inteligencia e o desenvolvimento humano
  • DESENVOLVIMENTO DE UMA APLICAÇÃO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
  • ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO DA INTELIGENCIA
  • Inteligência e desenvolvimento cognitivo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!