ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO DA INTELIGENCIA

Páginas: 7 (1607 palavras) Publicado: 11 de maio de 2014
ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO DA INTELIGENCIA

“O ser humano tem uma capacidade cognitiva única no mundo. É ela que nos distingue dos outros animais, que nos faz perceber essa distinção, que nos dota da capacidade de comunicação, que nos dá subsídios para entender o mundo.” – Jean Piaget

Para Piaget, a construção da inteligência acontece em etapas sucessivas com complexidades crescentes,encadeadas umas às outras chamadas por ele de construtivismo sequencial.
SENSÓRIO-MOTOR (do nascimento aos 2 anos)

Nessa fase a inteligência trabalha por meio das percepções (simbólico) e das ações (motor)através do deslocamento do próprio corpo. A linguagem está sendo formada e vai da repetição de sílabas à formação de palavras frase, já que a criança não representa mentalmente o objeto eas ações.

Piaget denominou o estágio que vai desde o nascimento até 2 anos de vida da criança como período sensório-motor. Utilizou essa denominação pois é durante os primeiros anos de vida que o bebê primeiramente percebe o mundo e atua nele, onde coordena as sensações vivenciadas junto com comportamentos motores simples, juntando o sensorial a uma coordenação motora primária. O bebê temsensações e descobre o mundo através do deslocamento de seu corpo. Há uma interdependência em perceber o mundo e atuar nesse mundo

1ª subestágio: Vai do nascimento até aproximadamente 1 mês e meio de vida. Os reflexos inatos, ao serem exercitados, vão sendo controlados e coordenados pelos neonatos.

2º subestágio: Vai de aproximadamente 1 mês e meio até 4 meses. Nesse subestágio, a criança,depois de executar por acaso uma ação que provoca uma satisfação, passa a repetir essa mesma ação repetidas vezes, o que é chamado de reação circular. Durante esses primeiros meses de vida, em que o objeto de manipulação é o próprio corpo do bebê, esse comportamento é

chamado de reação circular primária (como quando a criança suga o polegar, primeiro num movimento aleatório, e depois repete essaação, em vista da satisfação que gera na criança). É nessa etapa que os bebês também começam a atentar para os sons, demonstrando capacidade de coordenar diferentes tipos de informações sensoriais, como visão e audição, e a coordenar seu universo visual com o tátil.

3º subestágio: Vai de 4 a 8 meses. É durante esse período que as reações circulares do bebê passam a ser secundárias, ou seja, ofoco da ação é externo ao bebê, como quando a criança descobre um brinquedo e o utiliza para brincar.

Nessa fase os bebês dirigem sua atenção ao mundo externo, tanto aos objetos quanto para os resultados de suas ações. As reações circulares secundárias também são aplicadas às vocalizações, em que o bebê emite sons que são selecionados pelos pais, ao reforçarem a emissão dessas vocalizações.4º subestágio: Vai aproximadamente de 8 a 12 meses. Nessa fase, há um desenvolvimento na coordenação das reações circulares secundárias. Assim, o bebê já possui maior controle sobre a manipulação do meio externo, e conduz ações voltadas a um objetivo, ou seja, tem intencionalidade em seus atos. As crianças então conseguem coordenar esquemas elementares para conseguir algo que eles querem.5º subestágio: Ocorre entre 12 a 18 meses, aproximadamente. Nessa fase, os bebês apresentam reações circulares terciárias, em que testam ações a fim de obter resultados parecidos, ao invés de apenas repetir movimentos que trouxeram satisfação. Há uma interação das reações primária e secundária, existindo então um foco nos objetos e no próprio corpo. Nesse período há o início do desenvolvimento dopensamento simbólico, em que a criança realiza imagens mentais, ou seja, a capacidade de representar simbolicamente uma realidade mentalmente.

6º subestágio: Último estágio, o das representações, que vai de 18 a 24 meses. Há o domínio da permanência do objeto, ou seja, há representação dos objetos ausentes e de seus deslocamentos. A representação, ou seja, a

capacidade de representar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • desenvolvimento da inteligencia
  • etapas do desenvolvimento
  • Etapas do desenvolvimento
  • Desenvolvimento por etapas
  • A INFLUÊNCIA DA AFETIVIDADE NO DESENVOLVIMENTO DA INTELIGÊNCIA
  • Desenvolvimento de Inteligência Robótica Para Resgate
  • Desenvolvimento de uma aplicação de inteligência artificial
  • Desenvolvimento da Area de Inteligencia de Mercado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!