desenvilvendo assertivas sobre linguistica

916 palavras 4 páginas
Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Federal Fluminense
Curso de Licenciatura em Letras- UFF / CEDERJ
Disciplina: Linguística I
Coordenadora: Profª Silvia Maria de Sousa
Tutora a distância: Fernanda Lunkes
AD1 - 2014/ 2
Aluno(a): Angelica Marinho Lourenço Matias
Polo: Paracambi Matrícula: 14213120173
Nota: _______________

1. Escreva um parágrafo dissertativo, explicando cada uma das assertivas seguintes. Use exemplos para validar os argumentos usados.
Obs. Desenvolva uma argumentação consistente e use exemplos para validar seus argumentos. Escreva à tinta (azul ou preta) e com a maior legibilidade possível. Não escreva em tópicos. Escreva um texto coerente e coeso, em registro linguístico compatível com o trabalho acadêmico formal.
a. “ A Linguística não é prescritiva nem normativa, ela é uma ciência descritiva e explicativa”. (p. 29)
A linguística é uma ciência que estuda a língua da forma como ela é falada, sem ditar a forma de se escrever ou falar. Prescrever algo significa dizer a maneira que uma pessoa deve fazer determinada coisa (uma dieta, um exercício); descrever algo significa explicar como esse algo é de fato, sem interferir na sua forma. É isso que faz a linguística. Ao se deparar com uma frase dita fora dos padrões gramaticais, um linguista não a corrige, apenas descreve e explica fatos. Por exemplo, muitas pessoas falam “largato”. Gramaticalmente, essa palavra não existe porque a forma certa de falar é “lagarto”, mas linguisticamente, ela existe simplesmente pelo fato de várias pessoas a falarem. Como ciência, a linguística não se interessa por nenhuma língua em particular e tampouco considera uma língua mais importante que outra. Todas são importantes como objeto de estudo, mesmo as menos faladas.
b. “ É corriqueira a observação de que os animais são capazes de exteriorizar (comunicar) o medo, o

Relacionados