desenolvimeno infanil

348 palavras 2 páginas
Conclusão

Ao ressaltara importância do grafismo infantil buscou-se demonstrar que ele reflete a própria criança.
Sendo ela, um ser em constante transição e com emoções a olhos vistos.Suas emoções, dificuldades, anseios, prazeres se desencadeiam sem mesmo que ela perceba e com um simples papel e lápis a criança esboça o seu íntimo da forma mais inocente, revelando assim um pouco do seu mundo. A influência que a sociedade exerce sobe a criança, determina sua própria representação gráfica dependendo do seu contexto e de suas experiências, pois se há um mediador entre o mundo real e o imaginário infantil, esse é o desenho. O desenho torna-se também um refúgio quando lhe faltam palavras, o desenho se torna a fonte e tambem o desenho é um instrumento importante que auxilia numa nova visão sobre a criança, e sua contribuição na questão de se tornar revelador ao ajudar profissionais a conhecer a criança e poder auxiliá-la sendo no aspecto afetivo,emocional e intelectual.
Por meio do desenho, a criança pede, delata, informa tudo que sente, sabe e vê e essa ferramenta facilita a compreensão de profissionais no que envolve uma criança em questão.
E esses aspectos só se desencadeiam com a relação que a criança estabelece com o meio, sendo uma ligação orgânica e social, além de auxiliar os profissionais a pensarem a criança como um ser integral, completo.
A criança quando madura emocional, cognitiva, afetiva e socialmente, reflete também este amadurecimento no grafismo infantil.
Um desenho maduro favorece detalhes, cores, traços que demonstram com mais clareza o que há por trás do que se vê. Portanto, ao pensar na criança como um ser social, ou mesmo sob um enfoque grupal, dá-se a oportunidade de pensá-la também à luz da liberdade.
Liberdade por meio da única comunicação que a reflete por inteiro, o desenho.

LUQUET, G-H.
O desenho infantil (original publicado em 1927).

Relacionados