desenho

Páginas: 11 (2596 palavras) Publicado: 3 de abril de 2014
(Parte 1 de 3)
1- Cite alguns aspectos importantes nas relações econômicas na Antiguidade.
R – Família – sobrevivência e o excesso eram para as trocas
Trocas com pouca especialização quem produzia a mais não tinha tempo para outras coisas A intensificação fez com que a economia evoluísse O pensamento filosófico dominava A integração do reino levou a construção de estradas, mas com finspolíticos de dominação.
2- Cite alguns aspectos importantes nas relações econômicas na Idade Média.
R- Feudos, a Igreja dominava e as cidades eram isoladas
Justo preço é aquele bastante baixo que os consumidores possam comprar sem extorsão e bastante alto para ter o produtor ter interesse em vender e viver de maneira decente
Justo salário é aquele que permite o trabalhador e sua família viver deacordo com o costume de sua classe e região
Justo lucro resulta da justiça nas trocas A igreja condenava a cobrança de juros
3- Cite alguns aspectos importantes nas relações econômicas do Mercantilismo. R- Ter lucro não era mais pecado então a economia cresceu
Incentivo ao desenvolvimento econômico Centralização política Importação e exportação Pacto colonial – monopólio da metrópole sobre M e Xdas colônias Riqueza é importante, portanto menos
4- O que foi o Bulionismo?
R- Bulionismo (Portugal e Espanha) - proibição da saída de metais preciosos e da entrada de mercadorias estrangeiras.
5- O que foi o Colbertismo? R- Colbertismo (França) - protecionismo a industria nacional, exportar o máximo e importar o mínimo.
6- O que foi o Cameralismo?
R- Cameralismo (Alemanha) - Comércio exteriorsuperavitário, não se deve importar mercadorias em estoque no país, deve-se comprar internamente, mesmo que com preços maiores.
7- De onde surgiu a expressão Economia Política?
publicação do Traité de I’ Économie Politique

R- Expressão foi dada em 1615 (séc. XVII), pelo mercantilista francês Antoine Montchrétien, com a
8- Como se caracteriza o Sistema Capitalista e como surgiu? R-Caracteriza-se pela produção com fins lucrativos, propriedade privada dos meios de produção e as trocas. Seu surgimento se deu com a decadência do mercantilismo.
9- Cite os tipos de Capitalismo do Sistema Capitalista.
R- Capitalismo Comercial – comercial, Capitalismo Financeiro – evolução dos bancos, Capitalismo Manufatureiro – evoluiu da produção manufatureira, Capitalismo Industrial – iniciou com aRevolução Industrial, Capitalismo Monopolista – escala de produção.
10- No Sistema Capitalista a Concentração do Capital se estabelecia de acordo com o que? R- Inovação, Exploração do homem pelo homem, Concorrência desigual, Intensidade de uso do K e L
11- O que defendia os Fisiocratas?
R- Livre comércio – laissez-faire, laissez-passer, Moeda com função de troca, Estado não intervém na economia,Fim das restrições às importações.
12- Quais foram os principais pensadores Fisiocratas? R- Quesnay, Turgot;
13- Quais são as principais idéias dos Fisiocratas?
R- A agricultura suprema a indústria e ao comércio; Existência de uma ordem natural das atividades econômicas, não havia necessidade de controles a organização econômica.
14- O que os Fisiocratas defendiam?
R- Teoria do Valor Trabalho– preço natural, Especialização do trabalho. Importância da indústria e do comércio para a geração de riqueza, não se limitando ao acumulo de metais preciosos; A riqueza de um país estaria no trabalho realizado, o aporte viria da elevação da produtividade;
15- O que foi a Mão invisível da economia?
R- Foi o Liberalismo econômico - Os economistas do século XVIII acreditavam que a ação de cadaindivíduo era dirigida por uma "MÃO INVISÍVEL", a fim de contribuir para o bem-estar geral e o bom funcionamento do sistema econômico. Pessoas e firmas, ao interagirem no mercado agem como que guiados por uma “mão invisível” (Adam Smith).Na busca pelo interesse próprio, os participantes do mercado acabam por tomar decisões e fazer escolhas que aumentam o bem-estar econômico geral.
16- Quem são os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Desenho
  • Desenho
  • Desenho
  • Desenho
  • Desenho
  • DESENHO
  • Desenhos
  • Desenho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!