Descrição e Exemplificação do MAaV

512 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE MÚSICA LICENCIATURA
MUSICALIZAÇÃO III
Profª.Msc Risaelma Cordeiro
Inaldo Mendes de Mattos Junior

Com base no método Musicalização de Adultos Através da Voz (MAaV), apresenta-se aqui uma descrição exemplificativa da abordagem dos parâmetros musicais: contextualização, forma, caráter, texto, harmonia, ritmo e melodia. Antes, convém explicar cada elemento segundo Helena Nunes (2005, p. 21 - 33) e depois identificar os parâmetros na obra “Cotidiano” de Chico Buarque.
Por “contextualização” entende-se as informações gerais e de ordem sócio históricas de uma determinada obra, como origem, data e local da composição e publicação, etc. O termo “forma” pode ser compreendido pelo arranjo dos elementos horizontais (melodia, ritmo, encadeamentos harmônicos...) e verticais (harmonia, timbres...). O importante é que se reconheça a repetição dos elementos, sua variação e apresentação de outros elementos que se contrastam na obra. Quanto a nome “caráter” pode-se elucidar gêneros e estilos de músicas. O “texto” se refere ao que se quer dizer, comunicar e isto deve ser feito com alturas e durações de sons elaborados de forma que estes precisam ser coerentes com o texto literário.
Outros três elementos abordados no MAaV são: harmonia, ritmo e melodia. O primeiro refere-se a relação tonal existente entre os acordes e às impressões de harmonia funcional como repouso e tensão. O segundo trata pulsações/movimentos regulares e irregulares geradas pela expressividade, E o último menciona uma sequência de intervalos que define início e fim de uma estrutura musical.
Na música “Cotidiano” de Chico Buarque pode-se identificar todos os parâmetros descritos acima. Começa-se por contextualizá-la em explicitar que a composição data de 1971, em meio à ditadura militar onde a censura era intensa. Quanto a sua forma, pode-se destacar uma estrutura básica “A” de dez compassos que se repete três vezes e na quarta se

Relacionados