DESCRI O DAS CONDI ES CLIM TICAS E SOLO DA CIDADE DE S O JOS DO RIO PRETO

696 palavras 3 páginas
DESCRIÇÃO DAS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS E SOLO DA CIDADE DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

1. Descrição da cidade
Os estudos foram concentrados na zona urbana do Município de São José do Rio Preto, localizado a noroeste do Estado de São Paulo com área total de 434 km e perímetro urbano de 97 km. O município limita-se a Norte com Ipiguá e Onda Verde, a Leste, Guapiaçu, a Sul, Bady Bassitt e Cedral e a Oeste Mirassol, distando 450 km da capital do Estado, pela rodovia Washington Luis (SP-310), e 700 km de Brasília, pela Rodovia Transbrasiliana (BR-153). A área está inserida na Sub Bacia do Rio Preto, pertencente à Unidade Hidrográfica de Gerenciamento de Recursos Hídricos dos rios Turvo e Grande. É drenada pelo Rio Preto e seus afluentes, tendo relevância os córregos Borá, Canela e Piedade que cortam a zona urbana do município de São José do Rio Preto.

2. Condições Climáticas

O clima que predomina em 60% da área do Município é o tropical úmido com inverno seco e o subtropical, na parte sul (IPT, 1999) do tipo na classificação climática de Köppen-Geigercom. Os verões são quentes e úmidos; os invernos são secos e relativamente frios. A temperatura média anual é de 23,6 ºC (mínima média de 17 ºC e máxima média de 30,4 ºC), sendo que janeiro e março são os meses mais quentes e julho é o mais frio e ao mesmo tempo o mais seco, enquanto janeiro é o mais chuvoso.

Durante a época da estação seca e em longos veranicos em pleno período chuvoso a umidade do ar pode ficar muito baixa, contribuindo para o aumento de focos de queimadas em morros e matagais, principalmente na zona rural. No período chuvoso também podem ocorrer alagamentos e deslizamentos de terra em algumas áreas. No inverno, em alguns dias de frio intenso, há a possibilidade de ocorrência de geadas. Tempestades de granizo podem acontecer esporadicamente, sendo que um dos registros mais recentes ocorreu em 21 de dezembro de 2011.

Os dados apresentados na tabela abaixo representam o comportamento da

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas