Centro Universit Rio Geraldo Di Biase

276 palavras 2 páginas
Centro Universitário Geraldo Di Biase - UGB
Disciplina: Empreendedorismo
Docente: Eduardo Ormond
Turma: EPD 481

Resenha

Aluno: Allan Martins

Nova Iguaçu
22 de junho de 2013
Resenha do filme : “Mauá: o Imperador e o Rei”

Através do filme, pode ser vsto a grande importância de Mauá no desenvolvimento do Brasil. Irineu queria modernizar o país, mas sofreria mais obstáculos do que seria capaz de imaginar, pois seria prejudicado por estrangeiros mais principalmente pelos brasileiros que pertenciam a uma oligarquia, que apenas queriam usufruir os bens sem nada produzir.
Para obter sucesso em suas ações, o Barão de Mauá não se arriscava sem antes analisar os riscos, ele buscou conhecimento ainda jovem, aprendeu sobre economia, o que fez com que ele se destacasse dos demais, conheceu um banqueiro inglês com quem ele pode ter mais acesso a conhecimento, tanto de economia, quanto do próprio idioma inglês.
Ambicioso e empreendedor, ele foi ocupando cargos, até que construiu a primeira indústria brasileira. Os ingleses foram responsáveis pela abertura do Brasil à Europa, atendendo aos seus interesses, por um lado, e nos influenciando econômica, política e culturalmente, por outro. A orientação inglesa predominou na introdução de métodos educacionais, políticos e administrativos. Invejado e perseguido pelos ingleses, Mauá passou por momentos de crise.
Apesar de seu indiscutível conhecimento e empenho nos seus negócios, Irineu não conseguiu manter suas realizações, já que o império não via com bons olhos as suas iniciativas de querer trazer progresso ao país, com isso, após uma trajetória exemplar de um jovem que, desde muito cedo foi atrás de conhecimento e se envolveu no mundo dos negócios de maneira impar, Irineu Evangelista de Souza foi levado à falência.

Relacionados

  • CENTRO UNIVERSIT RIO GERALDO DI BIASE
    1913 palavras | 8 páginas
  • Volta Redonda
    336 palavras | 2 páginas
  • Meio ambiente
    318445 palavras | 1274 páginas