Descartes era racionalista ou empirista? Justifique

Páginas: 2 (404 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2014
Racionalista. Os racionalistas afirmam que a experiência sensorial é uma fonte permanente de erros e confusões sobre a complexa realidade do mundo. Somente a razão humana, trabalhando com osprincípios lógicos, pode atingir o conhecimento verdadeiro, capaz de ser universalmente aceito.

Para o racionalismo,os princípios lógicos seriam inatos na mente do homem. Daí por que a razão deve serconsiderada como a fonte básica do conhecimento.

O texto mais famoso de Descartes,Discurso do Método, além de uma sumária exposição do método, ou das principais regras do método é, também, umaautobiografia de Descartes.

Nesse texto não nos diz como devemos proceder para alcançar a verdade, mas como ele, Descartes, procedeu para alcançá-la.

Descartes parte da dúvida chamada metódica, porqueela é proposta como uma via para se chegar à certeza e não é dúvida sistemática, sem outro fim que o próprio duvidar, como para os céticos.

Argumenta que tais idéia sem geral são incertas einstáveis, sujeitas à imperfeição dos sentidos. Algumas,porém, se apresentam ao espírito com nitidez e estabilidade, e ocorrem a todas as pessoas da mesma maneira, independentes das experiências dossentidos, e isto significa que residem na mente de todas as pessoas e são inatas.
O racionalismo é a corrente filosófica que iniciou com a definição do raciocínio que é a operação mental, discursiva elógica. Este usa uma ou mais proposições para extrair conclusões se uma ou outra proposição é verdadeira, falsa ou provável. Essa era a idéia central comum ao conjunto de doutrinas conhecidastradicionalmente como racionalismo.

Definição de método científico de análise lógica segundo René Descartes:
"O racionalismo pode consistir em considerar a razão como essência do real, tanto natural quantohistórico. Sustenta a primazia da razão, da capacidade de pensar, de raciocinar, em relação ao sentimento e à vontade, pressupondo uma hierarquia de valores entre as faculdades psíquicas; ou a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A visão racionalista e empirista do conhecimento
  • Diferença entre as teorias do conhecimento racionalista e empirista
  • Teoria racionalista de descartes
  • abordagem de Descartes acerca do conhecimento como racionalista e fundacionista
  • empirista
  • empirico-racionalista
  • A concepção empirista
  • Tradição Empirista

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!