Desafio de literatura

Páginas: 16 (3839 palavras) Publicado: 3 de agosto de 2013



Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância



RELATÓRIO DE LITERATURA







Juazeiro – Ba.
Novembro/2012
INTRODUÇÃO
Desde os primórdios da humanidade a arte está presente na nossa história, como forma de comunicação, para documentar o estado presente, lutar contra as desigualdades ou simplesmente para expressar o que nos vai no intimo.
A literatura,por ser uma forma de arte, vem ao longa da história se transformando, ela assumiu características diversas a depender de seu período social, conflitos históricos ou aspectos pessoais a cada autor. Em diversas situações deixou de ser uma mera forma de distração para atender as necessidades das classes dominantes assumindo a postura de máquina ideológica capaz de arrastar as massas.
Nesterelatório tentamos mostrar um pouco do vasto mundo literário que iniciado em outrora, com seus autores e suas obras deslumbrantes, influenciam ainda hoje as nossas atividades culturais, afinal o ser humano tende a buscar no seu passado as experiências necessárias para as atitudes futuras.













1- Romantismo
Escola literária nascida nos países da Alemanha e Inglaterra, queavançando por toda Europa chegou ao Brasil em meados de 1836 com a obra “Suspiros e Saudades” do poeta Gonçalves de Magalhães. Caracterizando-se como uma espécie de repúdio às ideologias pregadas pela era Clássica, o movimento romântico cultua o amor com base na irracionalidade, o individualismo e o subjetivismo em detrimento às regras fixas proferidas pelo Classicismo. Teve como pano de fundo asRevoluções Francesa e Industrial, que proporcionaram um novo cenário social com inventos tecnológicos que fariam surgir a classe operária, o que provocou a concentração de riqueza nas mãos da burguesia.
O Romantismo então “exala” um descontentamento pela evidente desigualdade social, um inconformismo, um desejo de solidão, anseios de justiça e, sobretudo a busca pela liberdade. No Brasil o Romantismoassume uma visão de ajuste e adaptação, já que para nós o fato político culminante foi a Independência, nós assumimos uma postura de nacionalistas, exaltando o que nos servia como símbolos; a mata, os índios, a fauna , a flora. Tal atitude fica evidente na fala do célebre escritor José de Alencar: “O povo que chupa o caju, a manga, o cambucá e a jabuticaba pode falar uma língua com igualpronúncia e o mesmo espírito do povo que sorve o figo, a pera, o damasco e a nêspera?”
Podemos perceber essa tendência nos poemas de Gonçalves Dias – poeta da primeira geração – buscava o equilíbrio da linguagem, e tinha como temas preferidos a natureza, a religião, o amor, a pátria, o índio e o medievalismo. A exemplificar:

Canção do exílio
"Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As avesque aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores...”

O poeta tem como temática o nacionalismo já citado mesclado a uma nostalgia singular, criando símbolos da sua saudade – as aves, flores, várzeas, estrelas, palmeiras – escrito por Gonçalves Dias cinco anos depois de partir paraPortugal, onde estudaria Direito.
Como inovadores e reacionários os escritores românticos buscaram ter uma estética diferenciada a de seus antepassados clássicos, assumiram uma nova forma de escrita onde todo o valor que elege é sempre em oposição a outro que pretende negar. Opõe o sentimento a razão tão almejada pelos árcades, a mente em detrimento da emoção, o materialismo em relação aoespiritualismo à objetividade a subjetividade. Assim optou pelas redondilhas ao invés do clássico soneto, valorizou a cultura popular deixando de lado as formas cultas, dá a natureza uma postura de interação com o eu-lírico, tirando-a da inércia de pano de fundo.
Leito de folhas Verdes

Por que tardas, Jatir, que tanto a custo
2 À voz do meu amor moves teus passos?
3 Da noite a viração,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Desafios do ensino de literatura na visão do professor do ensino fundamental
  • Relatório: Literatura Afro-brasileira na Escola um Desafio para o Professor
  • Desafios do professor no ensino de literatura no ensino médio
  • A ESTRATÉGIA AIDPI, DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A ÁREA DE SAÚDE: uma revisão integrativa da...
  • Literatura
  • Literatura
  • Literatura
  • Literatura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!