Os Desafios Da Literatura Infantil Frente S Inova Es Da Tecnologia No S Culo XX1

866 palavras 4 páginas
Os desafios da literatura infantil frente às inovações da tecnologia no século XXI
A tecnologia se expandiu de tal forma que nos dias de hoje a maioria das crianças mudou seus hábitos e brincadeiras, comparado-as com antigamente. Enquanto anteriormente as crianças brincavam até tarde da noite na frente de casa, umas com as outras, hoje, elas passam mais tempo em casa, divertindo-se com jogos “onlines”. Mudou-se, também, o modo de relacionar-se, já que hoje a comunicação acontece através das redes sociais, não sabendo, muitas vezes, nem quem está “do outro lado” interagindo com elas.
O avanço da tecnologia, junto com o aumento da violência nas ruas, refletiu diretamente nas crianças, impondo-as sacrifícios sem que tais, sequer, saibam. Os familiares optam por presenteá-los com celulares ou computadores, visando a proteção e a vigilância, já que as crianças permaneçam mais em casa do que na rua, expondo-se ao perigo. Entretanto, ao fazerem isso, retiram delas o que há de mais importante na infância: o processo de formação da pessoa. Ademais, também se enganam achando que estão protegendo-as desta forma, já que, ao contrário disso, abrem portas para um mundo do qual, muitas vezes, ainda não estão preparadas para enfrentar.
Apesar da mudança brusca na forma de encarar esta fase tão importante da vida – que é a infância –, há sempre como instruir, encorajar e auxiliar as crianças para que saibam decidir pelas escolhas certas e trilhar seus futuros da melhor forma possível. Esta é a função da literatura infantil, que, com o passar dos anos, ganhou e vem ganhando mais importância na formação da vida das crianças.
Os clássicos infantis apresentam histórias de reis e rainhas, príncipes e princesas, sapos, anões, sereias, super-heróis, e diversas outras figuras que representam a força e a volta por cima em situações de crise e perigo. Há as aventuras, os romances, as fantasias, e as superações, e são estas reviravoltas que reproduzem a vida real para a criança. A visão se

Relacionados