Desafil profissional 1 PERIODO

921 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE ANHAGUERA UNIDERP
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA: FAMÍLIA E SOCIEDADE / SERVIÇO SOCIAL CONTEMPORÂNEO
TUTORA PRESENCIAL

DESAFIO PROFISSIONAL

TERESINA PIAUÍ MARÇO / 2015

FAMILIAS DE CRIANÇAS E ADOLECENTES ABRIGADOS A família é o primeiro lugar que conhecemos, apreendemos a dar os primeiros passos e falarmos a mesma linguagem, independente do meio social, cultural e religioso.
Ao longo do tempo a família contemporânea vem sofrendo e vivenciando varias transformações como, por exemplo, o aumento da expectativa de vida das pessoas e com isso vem que essas mesmas passam a conviver e acompanhar o aparecimento de novas gerações. Os mais velhos como os avôs surgem com um papel importante, pois contribuem com sua experiência e informações dentro da família. Com todos os aspectos citados, ainda vem surgindo mais mudança no meio familiar à mulher como chefe de família aumenta de pessoas divorcias. Tudo isso tem uma visão de que o tempo e as transformações andam juntas e ajudam na absorção no percurso das mudanças socioculturais.
As famílias são marcadas por suas condições sociais e que por sua vez terminam sendo afetadas, as famílias de classe mais humildes vem suas vidas sendo cortadas, colocadas a margem da sociedade, saúde, escola, moradia ate emprego pode ser precário ou incerto, fazendo com que nossas crianças e jovens venham se afastar do meio familiar, da proteção.
A família, independentemente dos formatos ou modelos que assume, é mediadora das relações entre sujeitos e a coletividade, delimitando, continuamente os deslocamentos entre o público e o privado, bem como geradora de modalidades comunitárias de vida. Em segundo lugar, é preponderante retomar que as novas feições da família estão intrínseca e dialeticamente condicionadas às transformações societárias contemporâneas, ou seja, ás transformações econômicas e sociais, de hábitos e costumes e ao avanço da ciência e da tecnologia.
A Matricialidade Sociofamiliar

Relacionados

  • SOARES2
    1160 palavras | 5 páginas
  • educaçao
    2769 palavras | 12 páginas
  • Assistente administrativo
    4744 palavras | 19 páginas