departamento pessoal

Páginas: 5 (1087 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2014
...............................................................................................................................


ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE EAD
PROCESSOS GERENCIAIS – MÓDULO BÁSICO

CÉSAR FRANCISCO DE SOUZA TROTTA - RA 261902014













PORTFÓLIO 1
OPERAÇÃO DO DEPARTAMENTO PESSOAL
CONCEITOS SOBRE: RELAÇÃO DOE EMPREGO, RESPONSABILIDADES DOEMPREGADOR E DO EMPREGADO E FOLHA DE PAGAMENTO














...............................................................................................................................

Guarulhos
2014


CÉSAR FRANCISCO DE SOUZA TROTTA

















PORTFÓLIO 1
OPERAÇÃO DO DEPARTAMENTO PESSOAL
CONCEITOS SOBRE: RELAÇÃO DOE EMPREGO, RESPONSABILIDADES DOEMPREGADOR E DO EMPREGADO E FOLHA DE PAGAMENTO








Trabalho apresentado ao Curso de Processos Gerenciais da Faculdade ENIAC para a disciplina de Matemática.

Profº. Mauricio Pedro Silva










Guarulhos
2014




Respostas
.............................................................................................................
Questoes


1. Conceito.Remuneração:

Segundo Sérgio Pinto Martins, remuneração é o conjunto de retribuições recebidas habitualmente pelo empregado pela prestação de serviços, seja em dinheiro ou em utilidade, provenientes do empregador ou de terceiros, mas decorrentes do contrato de trabalho, de modo a satisfazer suas necessidades básicas e de sua família.

Salário Contratual: Salário é o valor registrado na Carteirade Trabalho, ou o valor contratado. O salário é regido pela CLT, sendo estabelecido na Constituição Federal que o mesmo não poderá sofrer redução, salvo previsão em acordo coletivo.

Ajuda de Custo: A ajuda de custo não tem natureza salarial, qualquer que seja o valor pago, por se tratar de verba indenizatória com a finalidade específica de cobrir despesas do empregado em decorrência de mudançado local de trabalho.

Contribuição Previdenciária – patronal: contribuição patronal é o valor devido pelo empregador, segundo a Lei 12.546/2011 ao instituir a nova contribuição sobre a receita bruta operacional afasta as contribuições previdenciárias patronais previstas nos incisos I e III do artigo 22 da Lei 8.212/1991, quais sejam:

Vinte por cento sobre o total das remunerações pagas,devidas ou creditadas a qualquer título, durante o mês, aos segurados empregados e trabalhadores avulsos que lhe prestem serviços, destinadas a retribuir o trabalho, qualquer que seja a sua forma, inclusive as gorjetas, os ganhos habituais sob a forma de utilidades e os adiantamentos decorrentes de reajuste salarial, quer pelos serviços efetivamente prestados, quer pelo tempo à disposição do empregadorou tomador de serviços, nos termos da lei ou do contrato ou, ainda, de convenção ou acordo coletivo de trabalho ou sentença normativa.

Vinte por cento sobre o total das remunerações pagas ou creditadas a qualquer título, no decorrer do mês, aos segurados contribuintes individuais que lhe prestem serviços.

2. Apresente 03 vantagens e 03 desvantagens da empresa fazer o pagamento no último diado mês, não no quinto dia útil.

Vantagens:

• A empresa terá facilidade em fazer os cálculos;

• O adiantamento do salário não estará sujeito à retenção de impostos;

• A empresa poderá provisionar com antecedência os valores correspondentes aos encargos trabalhistas, gerados pela folha. Apuração do Imposto de Renda da Fonte será apurada no próprio mês.

Desvantagens:

• Asempresas que trabalham desta forma são obrigadas a apurar as ocorrências pertinentes aos seus empregados com antecedência, para que haja tempo hábil de processar os pagamentos e quitá-los na data prevista;

• O pagamento do funcionário será feito 5 dias antes do normal;

• O imposto de renda tem que ser calculado na data correta, caso o calculo seja feito com a data errada se torna um prejuízo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • departamento pessoal
  • departamento pessoal
  • departamento pessoal
  • Departamento Pessoal
  • Departamento pessoal
  • departamento pessoal
  • Departamento pessoal
  • departamento pessoal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!