deontologia

Páginas: 12 (2927 palavras) Publicado: 6 de abril de 2014
Deontologia
Conceito de princípios e regras de conduta ou deveres de determinada profissão.
Origem da profissão:
Se deu a partir do século X com as boticas (apotecas). Nessa época a medicina e farmácia era a mesma profissão. Foram criadas as primeiras boticas na França e na Espanha. Com o surto da Lepra, pessoas da área da saúde viram que precisariam ampliar as farmácias hospitalares naFrança. No século XVIII, as profissões se separaram. E é proibido que um médico fosse dono de uma botica. Em 1777, é mudado o nome de boticário para farmacêutico. E nisso se iniciou na Antiga Roma a separação de quem diagnosticava doenças e dos que misturam matérias para produzir porções de cura. Os árabes fundaram a primeira escola de farmácia. No Brasil a primeira escola surgiu m 1832. Os boticáriosproduziam os medicamentos na presença do paciente conforme farmacopeia e prescrição médica.
O primeiro boticário no Brasil foi Diogo de Castro ele, pois o acesso de medicamentos para as pessoas. E antes isso só acontecia quando expedições portuguesas ou espanholas apareciam, onde havia cirurgião barbeiro ou algum tripulante com botica portável. Com o tempo a botica originou a Farmácia e oLaboratório Industrial Farmacêutico.
Evolução e Situação atual da Farmácia
A evolução está ligadas a fatores que incidem sobre ela. Os mais importantes são:
A inovação farmacoterapêutica; Modificações legais na área do medicamento e da saúde; A politica industrial químico-farmacêutica.
A indústria farmacêutica atual teve bases no século passado. Pasteur com a teoria dos germes e sua compreensão daimunologia foi a base. E descobertas de bases químicas do sistema nervoso foi uma grande contribuição. Essas descobertas trouxeram várias inovações farmacêuticas. Toda essa evolução afetou a pratica medica e farmaceutica, pois os medicamentos melhoravam muito a vida das pessoas. Porém no inicio dos anos 60 teve a Talidomida, mas os estudos abriram caminho através de pesquisas de descobertas daestrutura do DNA.

Técnico em farmácia
Rigor no cumprimento das leis e a exigência de ter profissionais qualificados nos ambientes de atuação tem propiciado ao técnico o aumento das oportunidades de trabalho.
Ética
Conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A deontologia é uma disciplina da ética especial, adaptada ao exercício de uma profissão.
Éticaprofissional: Conjunto de princípios que regem a conduta funcional de uma determinada profissão.
Código de ética: Coletânea de normas que orientam disciplinam a conduta do farmacêutico m qualquer um dos campos que ele pode trabalhar.
Farmácia e Drogaria
Farmácia é o estabelecimento de dispensação e manipulação de formulas magistrais. Drogaria é o estabelecimento de dispensação e comércios demedicamentos.
Insumo e correlato
Insumo é a matéria prima de qualquer natureza, utilizada na fabricação de medicamentos. Correlato é substancia produto, aparelho ou acessório não enquadrado nos conceitos de insumo farmacêutico. Medicamento ou droga cujo uso ou aplicação esteja ligado á defesa e proteção de saúde, seja individual ou coletiva.
Medicamentos: Genérico, Similar, ReferenciaGenérico: Mesmo principio e forma farmacêutica, é administrado pela mesma via e com a mesmas indicação terapêutica. São ‘’copias’’ legais dos medicamentos de referencia. Considerado bioequivalente ao de referencia.
Similar: Mesmo principio ativo na mesma dose e forma farmacêutica, administrado pela mesma via e com a mesma indicação terapêutica. Porém não é bioequivalente e não pode substituir o genérico.Referencia: Produto inovador, registrado no órgão federal cuja eficácia, segurança e qualidade foram comprovados cientificamente junto ao órgão competente.
Área de atuação do farmacêutico
Deve- se executar todas as atividades inerentes ao âmbito profissional para contribuir a salvaguarda da saúde. Responsável pelo estudo dos efeitos e das reações que os medicamentos provocam. Pesquisa e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Deontologia
  • deontologia
  • Deontologia
  • Deontologia
  • o que é deontologia
  • Deontologia
  • deontologia
  • deontologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!