Densidsades de metais

1303 palavras 6 páginas
Introdução

A densidade é a grandeza que relaciona a massa com o volume. (D=m/v).

A determinação da densidade de sólidos pode ser muito simples se o objecto se apresentar numa forma geométrica regular, pois assim o seu volume e sua massa podem ser fácil e rigorosamente determinados.

Contudo, esta não é a situação mais comum, pois muitas vezes num laboratório temos de determinar a densidade de objectos de forma irregular, o que nos dificulta saber o seu volume e aí podemos utilizar a técnica do volume deslocado de Arquimedes, que disse: "Todo o corpo total ou parcialmente mergulhado num fluído sobre uma impulsão de baixo para cima é igual ao peso do volume de fluído deslocado. Se o peso do corpo for inferior à força de impulsão exercida pelo fluído, flutua parcial ou totalmente à superfície; se o seu peso for igual à impulsão, o corpo fica em equilíbrio abaixo da superfície, se o seu peso for superior à impulsão, o corpo mergulha”. Com isto, podemos então determinar densidades de objectos com formas irregulares.

Podemos também utilizar o densímetro[1] que nos indica a densidade específica de líquidos, ao colocarmos o mesmo dentro de uma proveta com o líquido problema e depois (sem que a sua base toque no fundo da proveta) lemos o valor da densidade na superfície de afloramento.

No entanto, também utilizámos um alcoómetro que nos permite medir a percentagem de álcool numa solução e efectuar uma leitura do nível de álcool exacta e de forma constante. Este modelo inclui uma escala de Cartier e de Gay Lussac. A escala de Cartier foi introduzida em 1771 para controlar o licor e substituída pela escala de Gay Lussac em 1824 que indica a concentração de álcool em volume. Tal como com o densímetro a base do alcoómetro também não deve tocar no fundo da proveta e o grau alcoólico lê-se na superfície de afloramento.

Material utilizados

Materiais

- Estanho

- Aluminio

- Cobre

- Alcool

- Água

Metodos utilizados

Medir

Relacionados