Densidade

Páginas: 5 (1089 palavras) Publicado: 20 de março de 2014






Relatório de Química
Relatório realizado a pedido do Prof. Jean sobre
a densidade de metais e líquidos.











C. O. S – RA:

I – Introdução


Pra a minha introdução ao conceito de densidade vou usar o texto abaixo cujo referencia do autor esta no final do mesmo, o qual achei bastante divertido e interessante, pois sua explicação consiste em situações dodia a dia as quais são muito engraçadas, pegadinhas que com certeza todos nós já caímos um dia. Segue então:
“O que pesa mais: um quilo de chumbo ou um quilo de algodão? A brincadeira de confundir alguém com esse tipo de pergunta possibilita discutirmos a densidade como uma das aplicações do conceito de razão.

O que confunde as pessoas nessa pergunta é a memória sobre a qualidadematerial do chumbo e do algodão. O primeiro remete ao que é muito pesado - enquanto que o segundo ao que é bem leve. No entanto, no truque da pergunta, a massa é igual para os dois casos, conduzindo à conclusão de que possuem o mesmo peso.

Agora, responda a outra pergunta: quem ocupa mais espaço, um quilo de chumbo ou um quilo de algodão?

A massa é definida comoquantidade de matéria, com a consequência de essa matéria ocupar um determinado espaço (em função de algumas propriedades físicas).
Quantidade de matéria
A densidade é um conceito que foi construído pelo pensamento científico para medir a quantidade de matéria concentrada em um determinado volume. Para isso é feita a razão entre a massa e o volume - e, matematicamente, podemos representar essa razãocom D para densidade, m para massa e v para volume, como está indicado abaixo:


A matemática é uma linguagem aplicada em várias áreas do conhecimento. A interpretação dessa aplicação ajuda a ler muitas informações científicas e construir outras perguntas desafiadoras ao nosso senso comum. Por exemplo: o que pesa mais: um litro de água ou litro de óleo?

O desafio dessanova pergunta está em prestar atenção na unidade de volume dada em litros e lembrar que será a densidade do material que definirá quanto caberá de massa em cada litro. A condição dos dois materiais possuírem o mesmo volume não significa que possuam a mesma massa; e aqui, o conceito de densidade é essencial para essa interpretação. Em um litro de água há mais matéria concentrada do que em um litrode óleo.

Diferença entre quantidade de massa e volume
Se, no primeiro exemplo, do chumbo e do algodão, temos que saber que o que define o peso é a quantidade de massa e não o volume, nessa segunda situação temos que estar atentos ao fato de que o valor do volume não informa diretamente qual dos dois materiais é mais pesado.”

*Antonio Rodrigues Neto, professor de matemática no ensinofundamental e superior, é mestre em educação pela USP e autor do livro "Geometria e Estética: experiências com o jogo de xadrez" pela Editora da UNESP.


II – Objetivos

Aferir a densidade de alguns metais sólidos e alguns elementos líquidos comparando com o que se tem em base e verdade na teoria.

III – Materiais e Métodos

Para as realizações desses experimentos foramutilizados os seguintes matérias;
- Proveta
- Pipeta
- Becker
- Balança de precisão
- Ferro (Fe)
- Chumbo (Pb)
- Alumínio (Al)
- Agua Destilada
- Alcool

Foram então realizados os seguintes métodos para os metais;
Pegamos um pedaço de Ferro e anotamos sua massa. E emuma proveta de 50ml colocamos água suficiente para o pedaço de ferro ficar submergido anotando o volume. Em sequencia colocamos o pedaço de ferro e o volume aumentou. Pegamos a pipeta e retiramos o excedente até o valor anotado anteriormente, retirando o volume correspondente ao pedaço de ferro.
Por fim dividimos sua massa pelo volume e descobrimos sua densidade conforme a regra....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Densidade
  • densidade
  • Densidade
  • densidade
  • Densidade
  • Densidade
  • Densidade
  • Densidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!