Densidade!

Páginas: 9 (2006 palavras) Publicado: 9 de agosto de 2013
Pontifícia Universidade Católica do Paraná
ESCOLA POLITÉCNICA
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO











dENSIDADE


















Curitiba, março de 2013















DENSIDADE
Relatório técnico apresentado na disciplina de Química Geral do Curso de Graduação em Engenharia de Produção da Pontifícia Universidade Católica do Paraná como formaparcial de avaliação referente a 1a Parcial.

Orientadora:










Curitiba, março de 2013
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO ...................................................................................... 04
1.1 DENSIDADE ABSOLUTA ............................................................... 06
1.2 DENSIDADE RELATIVA................................................................ 06
2- OBJETIVO ............................................................................................ 08
2.1 OBJETIVO GERAL ........................................................................ 08
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS .......................................................... 08
3- PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAL ................................................... 09
3.1MATERIAIS .................................................................................... 09
3.2 METODOLOGIA ............................................................................. 09
4- RESULTADOS E DISCUSSÃO ............................................................. 11
5- CONCLUSÕES ...................................................................................... 13REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .......................................................... 14


















1- INTRODUÇÃO

Segundo Jennifer Fogaça a expressão matemática da densidade, é inversamente proporcional ao volume, isto significa que quanto menor o volume ocupado por determinada massa, maior será a densidade. Segundo Laurel Brown, a densidade é umacaracterística física importante da matéria. Todos os objetos possuem densidade, que pode aumentar ou diminuir. É definida como a razão da massa de um objeto por seu volume. Ela existe para determinar a quantidade de matéria que está presente em uma unidade de volume.
Nos processos industriais a densidade é fator importante para determinar a concentração de alguns produtos químicos, ou ainda na análisedo produto final. Em alguns casos, ela é utilizada como parâmetro adicional do processo, também como redundância, ou como parâmetro de qualidade, uma vez que em outras situações é também usada como set-point, segurança, ou demais situações.. Os efeitos da densidade são importantes para os trabalhos do universo e para nossas vidas diárias. (Rogério Dias Gimenes, 20/02/2009)
Nas usinas de açúcar eálcool a densidade sempre foi considerada a variável mais importante. Pois está diretamente relacionada com graus INPM (porcentagem de álcool em peso ou grau alcoólico), graus Gay Lussac, e também com a medição de densidade, torna-se possível a medição de graus Brix de soluções açucaradas. Nessas duas indústrias o grau Brix é um parâmetro determinante do estado do produto final, de um subprodutoou mesmo do estado de um produto intermediário que, mais tarde, será utilizado no processo final. (Rogério Dias Gimenes, 20/02/2009)
Existem vários métodos de se medir a densidade. Os mais usados são picnômetros e densímetros convencionais e digitais. Os densímetros, Hidrômetro ou Areômetro, consiste em um flutuador lastrado em sua parte inferior e uma escala graduada na parte superior. Odispositivo trabalha em equilíbrio com o líquido, quanto maior a densidade do líquido, maior a força de empuxo. Todos os hidrômetros são instrumentos de custo relativamente reduzido, com precisão boa, sendo compatíveis como a maioria dos líquidos corrosivos, embora tenham algumas limitações quanto à pressão e á temperatura. A posição do flutuador deve ser influenciada somente pela densidade do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Densidade
  • densidade
  • Densidade
  • densidade
  • Densidade
  • Densidade
  • Densidade
  • Densidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!