DENSIDADE APARENTE E POROSIDADE DO SOLO

Páginas: 9 (2163 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO – CAMPUS SÃO VICENTE
CURSO DE AGRONOMIA






DENSIDADE APARENTE E POROSIDADE DO SOLO




ANDESSON ALVES DOS SANTOS
CASSIMIRO JUNIOR
IAGO DE OLIVEIRA SILVA
VAGNER ZUCONELLI







CAMPO VERDE – MT
2014

ANDESSON ALVES DOS SANTOS
CASSIMIRO JUNIOR
IAGO DE OLIVEIRA SILVA
VAGNER ZUCONELLIDENSIDADE APARENTE E POROSIDADE DO SOLO

Relatorio sobre porosidade do solo, elaborada para o Curso de Agronomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso Campus São Vicente realizado na matéria de fisica do solo (solos II).



Docente: Prof. Luis Coelho







CAMPO VERDE – MT
2014



Sumário





1. INTRODUÇÃO

Estes ensaios foram realizados noInstituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Campus São Vicente. Foram-nos apresentados os agregados graúdos e miúdos de solo que seria utilizado nos ensaios e todos os equipamentos necessários para a realização dos ensaios. A densidade aparente ou massa específica aparente de solos depende grandemente da composição mineral do solo e do grau de compactação.
A densidade aparente de um solo é a razãoentre a massa da parte sólida de um dado volume aparente (volume ocupado pelas partículas + volume ocupado pelos poros) e a massa de igual volume de água.

2. OBJETIVO

2.1 Objetivo geral
Estas analises feitas em aulas praticas em laboratório teve como objetivo calcular os valores de densidade e de porosidade total de diferentes solos obtidos através de técnicas convencionais (método do torrãoparafinado (MTP); anel volumétrico (MAV) e do método do balão volumétrico).

2.2 Objetivos específicos
Estudar os diferentes fatores que afetam na densidade e porosidade desses solos.
Estudar como o manejo incorreto do solo pode provocar compactação, alterando a estrutura do solo.
Estudar como o tipo da estrutura, qualidade e quantidade de argila e de matéria orgânica influenciam nadensidade e porosidade total do solo.

3. REVISÃO DE LITERATURA

Os solos são constituídos de quatro grandes componentes: substâncias minerais, matéria orgânica, água e ar. Solos considerados com ótimas condições para desenvolvimento vegetal devem conter metade de seu volume ocupado por sólidos (minerais e matéria orgânica) e metade por espaços porosos preenchidos equitativamente com água e ar(Brady, 1989; Ferreira, 1992).
Uma das formas de se estimar a qualidade de um solo é por meio da avaliação de sua estrutura, já que esta é fundamentalmente associada ao comportamento hidrológico do solo. Alguns atributos físicos como densidade, porosidade, capacidade de retenção de água, estabilidade de agregados em água, resistência à penetração e compressibilidade estão correlacionados com acondição da estrutural do solo. O conteúdo de matéria orgânica não é propriamente um indicador de qualidade relacionada à física do solo, mas influencia direta e indiretamente várias propriedades físicas que estabelecem a sua qualidade (Römkens & Miller, 1971).
O manejo inadequado do solo pode modificar essa relação entre seus constituintes, podendo resultar na diminuição da porosidade, reduzindo acapacidade de infiltração e retenção de água e, consequentemente, redução da produtividade das plantas que encontram maior resistência à penetração de suas raízes. Um dos indicadores de qualidade do solo é a compactação, que pode ser definida com aumento da densidade do solo (Ds) provocada pelo rearranjo das partículas primárias (areia, silte e argila) e dos agregados, causado, principalmente, pelasoperações de cultivo ou pela pressão de veículos e implementos de preparo do solo (Torres et al., 1993).
Um solo ideal para produção agrícola deve apresentar 0,50 m3 m-3 de porosidade total, sendo 1/3 macroporos e 2/3 microporos (Kiehl, 1979). Valores de porosidade de aeração abaixo de 10-15% são, geralmente, adotados como restritivos para o crescimento e produtividade da maioria das culturas,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Densidade de graos do solos aparente
  • DETERMINAÇÃO DA TEXTURA DO SOLO POR MEIO DA DENSIDADE APARENTE
  • ANÁLISE GRANULOMÉTRICA , UMIDADE E DENSIDADE APARENTE DOS SOLOS
  • Porosidade Do Solo
  • porosidade do solo
  • Densidade aparente
  • Densidade Aparente
  • densidade aparente e densidade real

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!