DEMOCRATIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO: UM DESAFIO DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

2115 palavras 9 páginas
DEMOCRATIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO: UM DESAFIO DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

Quando falamos em democratização da comunicação, temos em vista a luta pela socialização e controle social dos grandes meios de produção de comunicação: emissoras de televisão, rádio, Internet, entre outros.
Desde o século XIX, a democratização da comunicação é um assunto presente na esfera pública do Brasil. A discussão sobre esta pauta ganha força por meio de organizações da sociedade civil, que tenta provar que discutir a democratização da comunicação é discutir também a democratização da sociedade.
Para entender a relevância do assunto, é importante compreender que a comunicação é um bem público, devendo ser efetivada como um direito humano fundamental para a realização completa da cidadania e da democracia. “As conquistas nesse campo só acontecerão quando a sociedade reivindicar a comunicação como um direito humano, sem o qual uma parte da sua humanidade é despossuída. Este é um assunto muito importante para ser deixado só no meio da comunicação (...). Uma sociedade só será democrática à medida que os meios de comunicação sejam democráticos”, enfatiza Gustavo Gindre, coordenador geral do Instituto de Estudos e Projetos em Comunicação e Cultura (INDECS) e membro do Coletivo Intervozes.
Para experimentar o conceito de democracia, o setor de comunicação do Brasil precisa ser reformulado estruturalmente e assumir uma relação político- institucional efetiva e transparente com a sociedade, o que não é fácil, já que o setor da comunicação tem verdadeira aversão a normas regulatórias, tendo que se submeter ao controle público a que todos os concessionários de serviços públicos estão sujeitos no Brasil.
A sociedade brasileira precisa se conscientizar que tem condições de democratizar os meios de comunicação no Brasil. Este é o momento certo para a sociedade civilizar a mídia, como tem acontecido em outras partes de outros setores há alguns anos. Mas, para isso, é necessário que a sociedade

Relacionados

  • PERRENOUD Philippe
    58789 palavras | 236 páginas