Democracia e Liberdade_XLIX

775 palavras 4 páginas
(RESUMO EUA E VENEZUELA)
Os conflitos dos EUA e a Venezuela se baseiam em relações políticas, a Venezuela tem como referencia uma política democrata já os Estados Unidos adota o imperialismo.
Em meio a essas diferenças se iniciou uma fase de intervenções políticas. Este conflito entre Chávez e Bush tornou-se um fator de desestabilização política nas Américas, pois é constante o ataque verbal entre esses mandatários. A Venezuela, adota uma política nacionalista e anti-imperialista Os Estados Unidos são a maior potência mundial, e em função disso, praticam uma política imperialista para defender, principalmente, seus interesses econômicos. Pelo fato de a América Latina apresentar uma grande reserva energética é possível identificar duas tendências opostas e causadoras dos conflitos políticos e sociais. De um lado, encontra-se o imperialismo estadunidense. Em contraposição, a tendência revolucionária do povo latino-americano. Isso representa uma ameaça para aos preceitos da paz, da democracia e da soberania dos povos, uma vez que para alcançar seus objetivos, os EUA são capazes de apoiar qualquer situação que favoreça sua posição no hemisfério. o governo Chávez tem sido alvo, ao que parece, de investidas norte-americanas especialmente na administração Bush, em razão das posições conflitantes que ambos demonstram no campo das relações internacionais e que podem atrapalhar a estratégia norte-americana para a América Latina.
Entretanto, apesar de tudo isso, os dois países são bons parceiros comerciais, em virtude do petróleo venezuelano que é de muita utilidade para os norte-americanos.
Por um lado, a Venezuela é autossuficiente em petróleo e suas reservas posicionam-na como um dos maiores produtores mundial. Em razão dessa alta produção, o país necessita de compradores para o excedente produzido, já que não consegue absolvê-lo. Por outro lado, os Estados Unidos são os maiores consumidores de petróleo do mundo, fato que os fazem comprar grandes quantidades desse

Relacionados