Dem ncia e Alzheimer

3012 palavras 13 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
CENTRO INTEGRADO DE SAÚDE
FACULDADE DE ODONTOLOGIA

Ana Claudia de Oliveira Machado

DEMÊNCIA E DOENÇA DE ALZHEIMER: CONDUTAS ODONTOLÓGICAS

Juiz de Fora
2014
ANA CLAUDIA DE OLIVEIRA MACHADO

DEMÊNCIA E DOENÇA DE ALZHEIMER: CONDUTAS ODONTOLÓGICAS

Trabalho aprsentado apresentada à Disciplina de Odontogeriatria e Odontohebiatria da Universidade Federal de Juiz de Fora, como parte dos requisitos para conclusão da disciplina. Profa. Luzia

Juiz de Fora
2014
Demência

A demência é uma doença mental caracterizada por prejuízo cognitivo que pode incluir alterações de raciocínio, desorientação em relação ao tempo e ao espaço, concentração, aprendizado, realização de tarefas complexas, julgamento, linguagem e habilidades visuais e espaciais. A associação desses sintomas levam a perda da capacidade de abstração e a repetição contínua de idéias. Essas alterações podem ser acompanhadas por mudanças no comportamento ou na personalidade (sintomas neuropsiquiátricos).
Outro sintoma muito comum da demência é a perda gradual da memória especialmente para eventos recentes A pessoa que se encontra em processo demencial pode-se lembrar com facilidade uma coisa que ocorreu a muitos anos atrás, mas tem dificuldade de guardar o que ocorreu no dia anterior ou até mesmo na horas anteriores.
Os prejuízos, necessariamente, interferem com a habilidade no trabalho ou nas atividades usuais, representam declínio em relação a níveis prévios de funcionamento e desempenho e não são explicáveis por outras doenças físicas ou psiquiátricas. Muitas doenças podem causar um quadro de demência. Entre as várias causas conhecidas, a Doença de Alzheimer é a mais frequente.

Qual a diferença entre a doença de Alzheimer e a demência?

Demência é um termo amplo sob o qual se incluem todos os sintomas físicos e mentais que são graves o bastante para interferir com as funções diárias de uma pessoa. Como o Alzheimer afeta a memória e o

Relacionados

  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas
  • Graduação
    6752 palavras | 28 páginas
  • Bizús de enfermagem
    145457 palavras | 582 páginas
  • Fisica (calorimetria)
    141602 palavras | 567 páginas