TRABALHO Do PROF ENDRYGO PAISA 2015

435 palavras 2 páginas
PAISA
Programa de Atenção Integral a Saúde do
Adulto

O PAISA é um programa criada pelo Ministério da Saúde que atua na promoção dos cuidados primários de saúde junto à população adulta, enfocando os principais agravos à saúde do adulto.
 Neste recurso são abordados os seus principais objetivos e também se discute a Política Nacional de Atenção Integral à
Saúde do Homem (PNAISH) que tem como propósito promover a melhoria das condições de saúde da população adulta no Brasil e reduzir a morbidade e mortalidade dessa população, por meio de enfrentamento nacional dos fatores de risco e mediante a facilitação ao acesso às ações e aos serviços de assistência integral à saúde.


O QUE É ?







O objetivo do programa é a atenção integral à saúde do adulto, que envolve prevenção, promoção (educação em saúde),
Priorizar o cuidado á : HIPERTENÇÃO ARTÉRIAL, DIABETES
MELLITUS, Á TUBERCULOSE E A HANSENÍASE. diagnóstico precoce, assistência nos centros de saúde e serviço de retaguarda especializada reabilitação que se realiza com atendimentos médicos e de enfermagem em clínica médica, organização das especialidades e dos exames complementares e de alta complexidade conforme demanda.

O OBJETIVO



O programa atua na promoção dos cuidados primários de saúde da população adulta e enfoca preventivamente as complicações da hipertensão arterial e diabetes mellitus, bem como as transformações pelos quais passam os indivíduos a partir da 5ª década de vida.



Em vista à transição demográfica que se vive atualmente, quanto mais saudáveis forem os adultos de hoje, mais saudáveis serão os idosos de amanhã.

A IMPORTÂNCIA



O Cliente deve procurar um centro de saúde mais próximo de sua casa, que está qualificado e equipado para resolver 80% dos problemas de saúde. Lá a população adulta será avaliada por médicos e/ ou enfermeiros e, se necessário, inscrito no programa e/ou encaminhado para avaliações em ambulatórios de especialidades.

Em alguns centros de saúde, unidades

Relacionados