Definição de tintas e vernizes - dados históricos

Páginas: 4 (814 palavras) Publicado: 8 de abril de 2013
Definição de Tinta e Verniz
A tinta é considerada como uma mistura estável de uma parte sólida (que forma a película aderente à superfície a ser pintada) em um componente volátil (água ou solventesorgânicos). Uma terceira parte denominada aditivos, embora representando uma pequena percentagem da composição, é responsável pela obtenção de propriedades importantes tanto nas tintas quanto norevestimento. Sendo a quarta parte chamada de pigmento, que conferem a coloração desejada.
A tinta é uma preparação, o que significa que há uma mistura de vários insumos na sua produção. A combinação doselementos sólidos e voláteis define as propriedades de resistência e de aspecto, bem como o tipo de aplicação e custo do produto final.
A tinta é muito comum e aplica-se a praticamente a qualquertipo de objeto. Usa-se para produzir arte; na indústria: estruturas metálicas, produção de automóveis, equipamentos, tubulações, produtos eletroeletrônicos; como proteção anticorrosiva; na construçãocivil: em paredes interiores, em superfícies exteriores, expostas às condições meteorológicas; um grande número de aplicações atuais e futuras, como frascos utilizados para perfumes e maquiagens.
Overniz é uma película de acabamento quase transparente, usada geralmente em madeira e outros materiais para proteção, profundidade e brilho. Sua formulação tradicional contém óleo secante, resinas e umsolvente como aguarrás, mas modernamente são utilizados também derivados de petróleo como poliuretano ou epóxi. O verniz é utilizado para ressaltar a textura ou cor natural e também como última camadasobre pintura, para proteção e efeito de profundidade. Aplicada como um líquido, com um pincel ou pulverizador, forma uma película ao secar em contato com o ar.

Dados Históricos
É muito difícilestabelecer uma data para o surgimento da tinta. O homem não estava procurando criar ou inventar algo que embelezasse ou protegesse sua casa quando a tinta surgiu, mesmo porque, naquela época, ele...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • DEFINIÇÃO, COMPOSIÇÃO E APLICAÇÀO DAS TINTAS E VERNIZES NA CONSTRUÇÃO CIVIL
  • Tintas e Vernizes
  • Tintas e Vernizes
  • tintas e vernizes
  • Tintas e vernizes
  • Tintas e vernizes
  • Tintas e Vernizes
  • Tintas e Vernizes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!