Deficinecia Intelectual

6011 palavras 25 páginas
A INFÂNCIA E A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: ALGUMAS REFLEXÕES
Josiane Eugênio Pereira – UNESC1
PROSUP/CAPES
Resumo: O presente artigo aborda o problema acerca das infâncias e educação de pessoas com deficiência intelectual. Esse artigo é um recorte do projeto de pesquisa de mestrado intitulado: Infância e educação da pessoa com deficiência intelectual: Um olhar a partir das suas memórias. Como documentação empírica utiliza-se da entrevista de pessoa com tal deficiência, como forma de motivação para as reflexões, pois o estudo baseia-se principalmente em revisão de literatura pertinente aos temas: infância, deficiência intelectual e processo de inclusão escolar. Percebe-se que na infância da entrevistada a mesma fora tolhida do convívio social e acesso ao conhecimento. Atualmente a Lei que garante o acesso à escola aos educandos com deficiência, caminha a passos lentos e a realidade excludente dos educandários continua promovendo, selecionando e classificando os bons e os maus alunos, valendo-se de métodos comparativos que não oferecem subsídios à promoção humana. A escola inclusiva dentro dos parâmetros da Inclusão precisa antes de tudo, respeitar a individualidade de cada aluno, sem comparação com os demais.
Palavras-chave: Deficiência Intelectual - Infância – Educação - Inclusão

INTRODUÇÃO

Este artigo é parte de um estudo em andamento para Dissertação de Mestrado em
Educação, intitulado: Infância e educação da pessoa com deficiência: Um olhar a partir das suas memórias. Cujo objetivo central é apresentar visibilidade às memórias dos sujeitos com deficiência intelectual acerca da sua infância e de sua educação escolar. A referida pesquisa visa contar a história das infâncias de alguns sujeitos a partir de seu ‘ponto de vista’. Para o presente artigo, foi utilizada apenas uma entrevista, pois a pesquisa ainda não foi concluída.
Com o intuito de investigar como as infâncias e a educação se apresentam às pessoas com deficiência intelectual, utilizo como metodologia de

Relacionados

  • Deficientes no Mercado de Trabalho TCC
    11720 palavras | 47 páginas
  • Surdez e educação inclusiva
    31169 palavras | 125 páginas