Deficiência multipla

Páginas: 30 (7463 palavras) Publicado: 21 de abril de 2013
DEFICIÊNCIAS MÚLTIPLAS


É a associação, no mesmo indivíduo, de duas ou mais deficiências primárias (mental/ visual/ auditiva/ física), com comprometimentos que acarretam atrasos no desenvolvimento global e na capacidade adaptativa.
Crianças com múltipla deficiência apresentam com freqüência deficiência visual associada. Geralmente, as crianças com quadro neurológicograve têm o quadro motor intensamente comprometido, sendo esse priorizado em programas de habilitação infantil. Devido à dificuldade em se observar as respostas visuais nessas crianças, normalmente o possível diagnóstico oftalmológico é tardio, comprometendo ainda mais seu desenvolvimento. Durante um período de 3 meses, em um serviço de visão subnormal, os autores encontraram uma freqüência de 50%de crianças com múltipla deficiência associada à deficiência visual. Verificou-se que a média de chegada dessas crianças ao serviço foi de 21 meses, sendo todas institucionalizadas.
Conclui-se que o comprometimento neuro motor pode retardar o encaminhamento dessas crianças ao oftalmologista. As que apresentam resíduo visual podem ser privadas de estimulação adequada nos períodossensíveis de desenvolvimento da visão, podendo ter prejudicado seu desenvolvimento visual e, em conseqüência, o desenvolvimento neuro motor
O nível de gravidade dos comprometimentos em crianças multideficientes tem aumentado nos últimos anos, principalmente pelo alto índice de prematuros que sobrevivem graças ao progresso da medicina pré-natal e neonatal. O potencial dessas crianças era, emmuitos casos, subestimado, ora pelas reais dificuldades e pela não-clareza dos diagnósticos, ora pela escassez de terapeutas especializados nessa área. Hoje, muitos desses problemas foram superados, mas alguns ainda persistem.
Segundo a nomenclatura do Centro Técnico Nacional Francês, para a identificação desse grupo de crianças “diferentes”, muitos termos têm sido utilizados: crianças comdeficiências associadas, multideficientes, plurideficientes, multincapacitados plurideficientes aquelas que apresentam simultaneamente uma combinação de deficiências sensoriais, psíquicas e/ou físicas. Para esses autores, falar de pessoas plurideficientes implica algo mais que falar em uma ou mais deficiências. Os plurideficientes são indivíduos com uma combinação particular de déficits, que seinterrelacionam, estabelecendo determinadas limitações em cada pessoa. Há uma grande dificuldade em se definir essas crianças. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a incapacidade é definida como toda restrição ou ausência da capacidade de realizar uma atividade na forma ou dentro da margem que se considera normal para o ser humano.
Partimos do princípio de que crianças com múltipladeficiência apresentam uma ampla gama de necessidades e, dificilmente, uma única pessoa estará apta a solucionar todas as necessidades dessas crianças. Sendo assim, elas devem ser atendidas por uma equipe multidisciplinar.
Devido à complexidade na evolução dessas crianças, sugerimos avaliações em intervalos pequenos. A criança com múltipla deficiência, em geral, chega tardiamente ao serviço deestimulação visual; isso pode ser devido à gravidade neurológica dos casos, Múltipla Deficiência e Baixa Visão dificuldade de acesso aos centros especializados, dificuldade para se definir o diagnóstico ou, ainda, por outros motivos. Essas crianças recebem intervenção prioritariamente na área motora. O desenvolvimento neuromotor pode estar atrasado se a terapia física não se iniciarprecocemente. O atraso motor faz a criança atuar como tendo uma idade menor e aumentar o risco de superproteção, o que é comum em famílias de deficientes. A ausência de atividades devido à baixa estimulação visual é um problema comum entre essas crianças. Isso leva, em muitos casos, a uma auto-estimulação caracterizada, nos casos de deficiência visual, como maneirismos.
Esses comportamentos,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Deficiências Múltiplas
  • Deficiencias Multiplas
  • Deficiência Multiplas
  • Deficiência Multiplas
  • Deficiencia multipla
  • DEFICIENCIA MULTIPLA
  • deficiencias multiplas
  • deficiências múltiplas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!